Prefeitura de Cianorte é palco de desfile de moda inclusiva

Já parou para pensar o quanto o ato de se vestir pode ser difícil quando se tem algum tipo de deficiência física ou mental? Ou mesmo, o quanto uma roupa pode ser desconfortável para um corpo que conta com alguma necessidade especial, como ficar sentado durante todo o dia? São essas e outras inquietações que têm movido o mercado da moda inclusiva, que cresce a cada ano no país e no mundo. Os profissionais que se dedicam a esse segmento, buscam, sobretudo, simplificar o ato de se vestir, levando em conta a necessidade de cada indivíduo, sem abrir mão do design e do estilo.

Em Cianorte, a inclusão também é tendência. Prova disso, é o projeto local Angels Fashion Day, que existe há dez anos e realiza diversas ações para difundir o movimento. A última delas foi o desfile “Mulheres Valorosas”, que aconteceu na quinta-feira (14), em parceria com a Prefeitura, por meio da Divisão de Cultura, no hall do Paço Municipal Wilson Ferreira Varella. Na passarela, cinco modelos, com algum tipo de deficiência física ou mental, apresentaram à população peças de vestuário – na maioria vestidos – que seguem tendências atuais.

A idealizadora e fundadora do projeto, a professora e estilista, Leny Pereira, conta que o evento, além de contribuir para o aumento da autoestima das mulheres envolvidas com o desfile,auxilia na superação do preconceito e no acesso à conhecimentos sobre esse setor da moda. “É preciso que tenhamos um olhar diferente, que nos ajude a pensar modelagens adaptadas para esse público. O simples fato da pessoa estar sobre uma cadeira de rodas ou em leito, por exemplo,não deve diferenciá-la quanto ao modo de se vestir”, comenta.

“Foram momento emocionantes, de valorização dessas mulheres, que evidenciariam a necessidade de pensarmos vestuários exclusivos para esse público”, pontuou o prefeito Bongiorno, acompanhado da primeira dama, Fátima, e do vice, Beto Nabhan. O desfile, que integrou ações alusivas ao Dia Internacional da Mulher no município e busca melhorar e tornar a moda acessível a todos os públicos, contou com 30 envolvidos, entre modelos e voluntários na produção de moda, beleza e imagem.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Cianorte

Compartilhe: