Prefeitura de Cianorte divulga cronograma de vacinação

A prefeitura de Cianorte divulgou nesta última terça-feira (18/05), em suas redes sociais o cronograma de vacinação contra a Covid-19 (coronavírus) em Cianorte, assim como nos distritos de São Lourenço e Vidigal. A campanha será realizada de quinta-feira (20/05) a sábado (22/05) com aplicação da 1ª dose.

Na quinta-feira (20/05) será vacinados os profissionais da educação com 59 anos das 17 às 20 horas na Unidade Básica de Saúde Newton José Magron (UBS de Zona 02), localizada na Rua Curitiba 1906. Já na sexta-feira (21/05) serão vacinadas pessoas com 60 anos ou mais no horário das 08 às 16 horas também na UBS da Zona 02; nesta mesma data serão vacinados as pessoas com deficiência permanente de 18 a 59 anos, das 09 às 16 horas na APAE.

No sábado (22/05) serão vacinadas as pessoas com comorbidades, sendo aquelas com idade de 57, 58 e 59 anos deverão procurar a UBS da Zona 02, enquanto as pessoas com idade de 55 e 56 anos, devem ir até a UBS do Setor 4. O horário da vacinação será das 08 às 16 horas.

É importante que as pessoas confiram a agenda e fiquem atentas as especificações apresentadas na resolução nº 03/2021, disponível no site da prefeitura: http://upload.cianorte.pr.gov.br/banners/2021/MAIO/ResolucaofichacomorbidadesvacinaCOVID.pdf. Isso porque para a vacinação das pessoas com comorbidades é necessária uma declaração médica (ficha de comorbidade) devendo constar os seguintes dados do médico: Nome completo; Número do CRM/UF; e Especialidade, caso tenha o registro de RQE junto ao CRM.

A resolução destaca ainda que o médico será responsabilizado administrativamente, e poderá responder civil e criminalmente em caso de falsidade das informações declaradas.

Como determina a resolução, o referido formulário apresenta as comorbidades divididas em 11 itens, sendo que o médico deverá assinalar apenas 1 ou 2 itens que considere mais relevante.

A resolução também ressalta que, as informações prestadas poderão ser questionadas (denúncias, análise por amostragem) e, nesse caso, deverão ser comprovadas pelo médico responsável, através de anotações legíveis no prontuário, resultados e laudos de exames, receituário, etc. Além disso, o formulário de comorbidades ficará arquivado na unidade básica de saúde.

Os 11 itens de comorbidades do formulário são: Diabetes Mellitus; Pneumopatias Crônicas Graves; Hipertensão de difícil controle ou com complicações/lesão de órgão; Doenças Cardiovasculares; Doenças cerebrovasculares; Doença Renal Crônica; Imunossuprimidos; Hemoglobinopatias graves; Obesidade Mórbida; Sindrome de Down; Cirrose Hepática.

SOLIDARIEDADE

A Secretaria Municipal de Saúde, em apoio a campanha @cianorte_solidaria, solicita às pessoas que forem se vacinar para que contribuam, voluntariamente e de acordo com suas possibilidades, com a doação de alimentos direcionada às famílias em situação de emergência no município e distritos. Vacine-se e ajude a alimentar quem tem fome.

Fonte: Redação Folha Regional de Cianorte

Banner Edplants, Acesse