Prefeitura contrata primeiro agente de trânsito

PrintCom o trânsito de Cianorte cada vez mais próximo de ser municipalizado, a Prefeitura iniciou nesse mês um trabalho gradual de direcionamentopara que a população não seja ‘pega de surpresa’ com as mudanças que vêm pela frente. Para isso, contratou o primeiro agente de trânsito que, com sua viatura sinalizada, percorre as vias da cidade, realizando orientaçõese autuações de práticas que infringem as normas previstas no Código de Posturas do município.

“Nesse período inicial, o servidorapenas supervisiona e realiza notificações de pessoas físicas, como taxistas que estão com alvará atrasado ou sem a identificação exigida para os veículos; e proprietários de empresas que deixam carros e motos sobreas calçadas, lembrando que elas são exclusivas para pedestres,e queutilizam as vias públicas de forma inadequada”, explica a assessora especial de Trânsito, Jennifer Cadan Kuhl.

A assessora ainda conta que, por ser um trabalho de caráter orientativo, são realizadas diversas etapas antes das multas serem aplicadas. “Nosso agente orienta verbalmente para depois notificar. Caso o aviso seja descumprido, é entregue um reaviso para, em último caso, realizar o auto de infração”, explica. Cada violação conta com seus prazos e valores específicos estabelecidos em lei. Em três semanas de trabalho, 24 notificações foram realizadas.

ANDAMENTO – A Prefeitura tem trabalhado para que o processo de municipalização transcorra de maneira ágil no município, como explica o prefeito Bongiorno. “Com grande parte dos processos legais administrativos e técnicos vencidos, restam poucas etapas para que ele se efetive”, comenta. Recentemente, um projeto que altera a nomenclatura de cargos e cria a Diretoria de Trânsito, que são exigências do órgão superior, passou pela aprovação do Poder Legislativo e segue para a segunda discussão. Após todos os trâmites concluídos, mais agentes devem ser contratados para suprir a demanda do município. (texto e Fotos: ASCOM PMC)

Compartilhe: