Prefeitura capacita servidores para compor Brigada de Incêndio do Paço Municipal

 

Na última quinta e sexta-feira (20 e 21), o expediente foi diferente para 22 servidores do Paço Municipal Wilson Ferreira Varella. Isto porque, por iniciativa da Secretaria Municipal de Administração, foi realizado um curso para a formação da Brigada de Incêndio da sede que, composta por voluntários, é responsável por prevenir e combater eventuais sinistros ou desastres ocorridos no local de trabalho.

Com carga horária de oito horas, o treinamento foi dividido em duas partes, sendo que a primeira, orientada pelo técnico de Segurança no Trabalho, Claudemir Ardenghi, abordou as responsabilidades do brigadista; técnicas de prevenção; fogo e métodos de extinção; classes de incêndio; agentes extintores; equipamentos de proteção individual (EPI); abandono de área; pessoas com mobilidade reduzida e outros.

Já a segunda etapa, ministrada pela enfermeira Andreia Pizani Domingos, tratou de primeiros socorros e abrangeu assuntos como a avaliação do cenário, mecanismos de lesão e número de vítimas; causas de obstrução e liberação de vias aéreas; reanimação cardiopulmonar (RCP); hemorragias, fraturas, ferimentos e queimaduras.

“O objetivo é contar com pessoas preparadas e instruídas para atuarem com eficiência em circunstâncias críticas, não só relacionadas a incêndios, mas qualquer tipo de emergência”, destacou o técnico. Com essa capacitação, o próximo passo é elaborar o Plano de Abandono de Edificação e realizar uma simulação envolvendo todos da sede.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Cianorte

Banner Edplants, Acesse