Prefeito Rodrigo Pezão, lança o Plano Municipal de ICMS Ecológico

 

Lideranças de diversos municípios da região se reuniram durante a manhã da última quarta-feira (30/06), na Câmara Municipal de Tapejara, por ocasião do Lançamento do Plano Municipal do ICMS Ecológico. O evento foi marcado pela entrega de Planos e Certificados de Responsabilidade Ambiental, seguindo critérios técnicos; aos municípios de Tapejara, São Tomé, Rondon e Japurá.

Criado em 1991, o ICMS Ecológico possibilita acesso aos recursos financeiros arrecadados pelos Estados através do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS, de acordo critérios ambientais. Com o Plano, as cidades poderão investir na preservação ambiental de áreas definidas nos municípios, como parques e bosques.

A solenidade contou com a participação de prefeitos, vereadores, secretários e representantes de diversos setores que compõem a administração pública. O prefeito de Tapejara e presidente da Amenorte, Rodrigo Pezão; destacou o trabalho realizado a frente da associação de municípios visando o desenvolvimento em todas as áreas, e ressaltou a importância da preservação ambiental.

O Secretário de Desenvolvimento Sustentável e Turismo do Paraná, Márcio Nunes, enfatizou a necessidade cada vez maior, de ações que promovam práticas sustentáveis nos diversos setores da economia. “Hoje a questão ambiental agrega valor em produtos, empresas e no setor público, e as boas práticas estão fazendo a diferença, nesse contexto a nossa secretaria tem promovido investimentos expressivos no estado, e o Paraná está colhendo os frutos”, destacou.

O prefeito de Araruna e presidente da Comcam (Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão) Leandro de Oliveira esteve prestigiando a solenidade e demonstrou a união entre os municípios do interior na busca constante de soluções para os mais diversos temas.

O vice-presidente da Assembléia Legislativa, deputado Do Carmo, reforçou as parcerias que vem viabilizando graças ao bom relacionamento com os prefeitos e vereadores e se colocou a disposição da Amenorte e da Comcam, para contribuir no desenvolvimento das cidades.

A Confederação Nacional dos Municípios foi representada pelo consultor Juarez Henrichs. Também participaram da solenidade os prefeitos; Roberto Corredato (Rondon), Adriana Polizer (Japurá), Océlio Leite (São Tomé), Agnaldo Trevisan (São Manoel do Paraná), Henrique Domingues (Cidade Gaúcha), Juliano Trevisan (Indianópolis), Gilberto Castiglioni (Guaporema), além de; Samir Jorge – representante do CREA/PR, Rogério Francischini – vice-prefeito de Tapejara, Jair Perez – presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Candido – ICMS Ecológico de Tapejara, Marcelo Lubas – responsável técnico da Nativa Brasil, pároco Antonio Carlos, secretários municipais e lideranças comunitárias.

Fonte: Prefeitura Municipal de Tapejara

Banner Edplants, Acesse