Prefeito Marco Franzato assina intenção de compra de vacinas contra a Covid-19

O prefeito de Cianorte, Marco Franzato, assinou, na tarde dessa terça-feira (02/03), a manifestação de interesse de adesão ao consórcio público da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para a aquisição de vacinas contra a Covid-19, caso o Plano Nacional de Imunização (PNI) não consiga suprir a demanda. A iniciativa está amparada pela segurança jurídica oferecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e visa garantir uma alternativa de acelerar o processo de imunização da população, em caráter suplementar ao do Governo Federal, que é o responsável por disponibilizar os imunizantes aos estados e municípios.

“Somos completamente favoráveis à ideia de constituir um consórcio público para aquisição de vacinas, visto que a imunização da população é de extrema urgência e necessária para a retomada segura de todas as atividades. Isto não significa que a compra e a vacinação serão feitas imediatamente. Trata-se de uma medida de segurança, no entanto, estamos otimistas de que, quem sabe o mais breve possível, possamos vacinar cerca de 50 mil pessoas ao mesmo tempo. A Câmara de Vereadores está conosco nesta causa, para que, caso necessário, aprove a lei que permita o investimento”, declarou Franzato, juntamente com a chefe da Divisão de Prevenção em Saúde, Aline Soares de Almeida Leal.

Até o momento, mais de 100 municípios, dos 412 com mais de 80 mil habitantes que integram a FNP, assinaram o termo de intenção. A previsão é de que o consórcio seja constituído e instalado até o dia 22 de março. A missão da entidade é a de unir forças e prestar suporte nos trâmites de aquisição de vacinas para enfrentamento à pandemia de Covid-19, além de medicamentos e outros insumos.

VACINÔMETRO

A campanha de imunização contra a Covid-19 segue em Cianorte com o público-alvo de idosos, com idade a partir dos 84 anos. Do início, em 19 de janeiro, até a tarde da última terça-feira (02), a Secretaria Municipal de Saúde vacinou 2.198 pessoas com a primeira dose e 689 com a segunda. Os profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate à doença e os vacinadores, que constituem o primeiro grupo de risco, já estão com o esquema completo.

Além desses, foram vacinados os trabalhadores dos centros de atendimento; idosos em instituições de longa permanência e funcionários; trabalhadores de hospitais, serviços de urgência e emergência, clínicas de diálise, serviços de oncologia, Atenção Primária à Saúde, CAPS, laboratórios que realizam testes para o corononavírus, hemocentros, Pronto Atendimento, Vigilância em Saúde e alguns segmentos do serviço privado em saúde.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Cianorte

Compartilhe:
Banner Edplants, Acesse