Fim de semana pra lá de vitorioso para a esgrima paranaense. Principalmente quando a disputa em questão é na espada. As celebrações já se iniciaram na última sexta-feira (19), quando Athos Schwantes, da Academia Mestre Kato, venceu a 2ª etapa do Circuito Brasileiro de Esgrima 2017, disputada no Rio de Janeiro.
“Estou super feliz com o resultado e com minha superação em pista. O dia foi bem difícil, mas consegui mostrar uma boa esgrima”, comentou nas redes sociais o atleta que já havia ganho a primeira etapa do circuito, realizada em Curitiba, em março.
Na competição feminina, no Rio, Tabea Alves, também da Mestre Kato, ficou com a medalha de bronze.
Athos é atleta do Talento Olímpico do Paraná (TOP 2020) desde 2012 – ano dos Jogos Olímpicos de Londres – e fez parte dos 34 bolsistas do programa que foram à Rio 2016 defender o país.
Fechando o fim de semana com chave de ouro para o Paraná, a Academia Mestre Kato ainda conquistou as medalhas de ouro e de bronze na disputa do Troféu Brasil por equipes. O time campeão contou com três atletas que foram bolsistas do TOP 2020 na edição passada: Athos, Gabriel Bonamigo e Leopoldo Gubert. No time terceiro colocado, outros dois esgrimistas do TOP: Alexandre Camargo, que também competiu na Rio 2016, e Fabrizio Lazaroto.
O Talento Olímpico do Paraná é o maior programa, em nível estadual, de incentivo ao esporte do país. Uma realização do Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Turismo, cujo patrocínio é da Copel.
Texto e foto: Ascom SEET