PORQUÊ ESCOLHER DAMON SISTEM?

(APARELHO ORTODÔNTICO AUTOLIGADO)

Atualmente, os braquetes autoligáveis têm sido associados a tratamentos mais rápidos e eficazes, o que desperta a curiosidade em compará-los ao sistema convencional. Ao contrário dos braquetes tradicionais, os autoligáveis não necessitam de ligaduras, sejam elásticas ou metálicas. A literatura é farta em concluir que essa característica diminui, ostensivamente, a resistência do atrito durante as mecânicas de deslize.

Em 1996, os braquetes Damon SL5 (Ormco, Glendora, Califórnia) surgiram no mercado como braquetes autoligáveis passivos com baixo ou nenhum grau de atrito. Mais recentemente, foi apresentado o Damon 3MX e o Damon Q, (Prof. Dr. Dwight Damon) que são braquetes totalmente metálicos mais arredondados; juntamente com o Damon Clear, que é totalmente estético e merece destaque pois é discreto, resistente a manchas e de fácil limpeza, o que garante total discrição para o usuário, principalmente àqueles que se sentem incomodado ao sorrir ou comer utilizando um aparelho ortodôntico nos moldes dos convencionais.

Os braquetes do sistema Damon utilizam um mecanismo de tampa passivo que mantém o arco dentro do braquete ao mesmo tempo que permite que este se mova livremente, reduzindo a fricção e fazendo com que os dentes se movam rapidamente e de forma mais cômoda.

As vantagens básicas destes braquetes, envolvem a eliminação das“famosas borrachinhas” que traz alguns pontos favoráveis ao tratamento, incluindo aeliminação da potencial contaminação cruzada, ocasionada pelas borrachinhas, ainexistência da degradação das forças elásticas, o menor risco dedesmineralização do esmalte pela eliminação dos locais retentivos paraacúmulo de placa, a redução de atrito nas mecânicas dedeslizamento e a aplicação de forças mais leves, resultando em menoresefeitos colaterais.

Uma das diferenças apresentada por autoligáveis no que diz respeito ao menor tempo de tratamento, menor número de visitas e menor desconforto ao paciente está ligada ao uso de fios de última geração, como os fios de Copper Niti. O fio ortodôntico que é utilizado no aparelho em questão é classificado como termoativado. Isso significa que essa tecnologia oferece uma leve ativação a partir da alteração da temperatura da boca, o que dispensa idas constantes ao consultório dentário.

Importante ressaltar que o único aparelho que permite escolher a individualização de cada dente entre as diferentes opções é o Damon Sistem, ou seja, ele permite escolher a angulação de braquete ideal para cada dente. Nenhuma outra possue os torques de compensação necessários para controlar os efeitos colaterais da mecânica, pois como toda e qualquer mecânica, possui efeitos indesejados que devem ser controlados para se conseguir uma boa fluidez do tratamento ortodôntico de modo a se alcançar uma finalização correta, fácil e precisa.

A eficiência da terapia ortodôntica se baseia em um correto diagnóstico e em uma boa resposta biológica do paciente à biomecânica, onde a seleção dos materiais tem papel importante. Para nós que procuramos nos desdobrar na tentativa de oferecer um tratamento de excelência no menor tempo possível e com um número menor de consultas, mas também com os resultados de um tratamento ortodôntico dentro dos objetivos estabelecidos pela especialidade, os braquetes autoligados têm sido apresentados como um grande diferencial.

Colaboração: Dr. Wagner Destéfano

Cirurgião Dentista – CRO 10637

Compartilhe: