POR QUE A AVENIDA SOUZA NAVES, PRINCIPAL VIA DE CIANORTE, TEM ESTE NOME…

Na década de 40 o arquiteto e urbanista Jorge de Macedo Vieira, paulista (1.894/1978) foi contratado pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná para fazer o projeto da cidade de Cianorte, que seria fundada somente em 1.953. No entanto, o plano da Companhia de povoar a mata que cobria toda a região do Norte do Paraná tinha um fim muito especial. Os Diretores queriam projetar uma cidade bem planejada, boa de viver, com largas avenidas, com lindas árvores, com centros cívicos, praças bem modeladas. Jorge de Macedo Vieira era o profissional hábil, criativo e ideal para que a empresa de colonização entregasse seus projetos para que ele desenvolvesse neles, o princípio que o identificava como excelente profissional: o princípio de ‘garden city’, da ‘city beautiful’, cidade jardim, cidade verde e bonita. Jorge era uma pessoa muito culta, formado na Universidade Politécnica de São Paulo em 1.917, portanto, com apenas 23 anos e que já havia projetado vários bairros ajardinados para a cidade de São Paulo, Rio de Janeiro e no interior do estado paulista, como Campinas. Jorge levava como inspiração o trabalho idealizado por Ebenezer Howard e a influência dos trabalhos de Raymond Unwin e Barry Parker, ingleses.

Ao se planejar a cidade de Cianorte, a Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, ao dar nome às ruas e avenidas levou em consideração as homenagens que faria às pessoas falecidas, mas que faziam parte da história pioneira do município, desde os anos de 1.923/24, quando aqui no Brasil Simon Joseph Fraser, mais conhecido como Lord Lovat que era o 16º Barão do Reino Unido. Lord Lovat veio ao Brasil em missão econômica com Lord Montagu, acabaram por fundar a Paraná Plantations Company de Londres, que deu origem à Companhia Melhoramentos Norte do Paraná. Foi por esta razão que a Companhia deu o nome de Avenida Lovat, à principal avenida de Cianorte.

Eis que Cianorte foi fundada em 1.953, inaugurada ainda sob os troncos das árvores cortadas. Em 1.956 toma posse o primeiro Prefeito e a primeira Câmara Municipal. Em 12 de dezembro de 1.959 faleceu o Senador Abilon de Souza Naves, que embora mineiro, representava o Paraná e estava cotado para ser o próximo governador. Ele tinha apenas 54 anos de idade e faleceu em Curitiba durante um jantar que foi oferecido em sua homenagem por amigos e correligionários, na Sociedade Morgenau, em Curitiba. O Senador Souza Naves já havia ocupado o cargo de Secretário do Trabalho e Assistência Social no governo de Bento Munhoz da Rocha. Também havia sido Presidente da Caixa Econômica Federal e foi Diretor da Carteira Agrícola e Industrial do Banco do Brasil, nomeado pelo então Presidente Juscelino Kubitscheck. A morte súbita do Senador Souza Naves foi motivo suficiente, para que a Câmara Municipal de Cianorte eliminasse o nome de Lord Lovat de nossa história, trocando o nome de nossa principal avenida Lovat para Avenida Souza Naves. Este Senador pode ter sido importante para esta época, entretanto, não havia qualquer vinculação de seu nome com a história de Cianorte e este ato de nomear um estranho foi o nosso primeiro insulto. E os maus hábitos de vereadores de nomear ruas, praças e avenidas de nossa cidade foram pervertendo nossa história e descaracterizando o projeto original. Hoje Cianorte tem nomes de logradouros públicos que nunca estiveram por aqui e não significaram nada para história do Brasil e de nossa terra.

Izaura Varella

Pioneira

Banner Edplants, Acesse