Polícia Militar apresenta balanço da segunda fase da “Operação Sinergia” na região

 

A segunda fase da Operação Sinergia foi realizada em todo o Paraná, após ter sido iniciada no último dia 03 de dezembro. Após cada dia da operação a Polícia Militar apresentou o balanço das ações em toda sua área de atuação.

BALANÇO I

Durante Operação Sinergia, realizada no último dia 03 de dezembro , as equipes da Polícia Militar e Civil estavam realizando abordagens e saturação na Zona Oito, Cianorte/PR, quando, por volta das 18h, num bar na Rua Uirapuru, foi visualizado um indivíduo que demonstrou muito nervosismo ao perceber a presença das viaturas.

Diante da fundada suspeita, e prezando pela segurança de todos, foi procedida a abordagem tática do estabelecimento. As pessoas que ali se encontravam foram submetidas a busca pessoal, bem como a checagem documental, porém, nada de ilícito foi encontrado, sendo liberados após os procedimentos.

No entanto, com o cidadão que demonstrou nervosismo, identificado (31 anos de idade), após busca pessoal, foram encontradas, em seu bolso, 04 (quatro) porções de substância análoga a maconha, embaladas em plástico do tipo Zip Lock pequeno, separadas para venda, as quais pesaram aproximadamente 17g (dezessete gramas).

Diante do exposto, ele recebeu voz de prisão, foi cientificado dos seus direitos constitucionais e algemado, conforme súmula vinculante Nº 11, para resguardar a integridade física de todos os presentes.

Dando continuidade, pelos fortes indícios do homem ter mais drogas em sua casa, ele foi questionado sobre o seu endereço, sendo que, num primeiro momento, repassou um errado, porém, após levantamentos de informações, foi verificado que ele reside na Rua Gaivota.

Chegando no local, foi feito contato com a sua genitora, a qual tomou ciência dos fatos e autorizou, tanto verbalmente como por escrito, as buscas por partes dos militares.

No quarto do indivíduo, no guarda-roupas e dentro de uma sacola, foram encontrados: mais 18 (dezoito) embalagens de plástico do tipo Zip Lock pequeno, idênticas as que foram utilizadas para separar as porções de drogas encontradas com ele; e mais um pedaço de tablete de substância análoga a maconha, ainda a ser fracionado, pesando aproximadamente 288g (duzentos e oitenta e oito gramas).

Diante de todo o exposto, o cidadão foi conduzido, juntamente com os ilícitos e materiais apreendidos, para a 21ª SDP para os procedimentos de praxe.

BALANÇO II

Na última sexta-feira (04/12), às 17h, foi dada continuidade, em todo o Paraná, a “Operação Sinergia”, a qual tem o objetivo de aumentar a sensação de segurança da população, proporcionar maior proximidade com a sociedade, além de buscar uma redução dos crimes.

Todas as equipes da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foram empregadas de acordo à seção responsável pelo planejamento operacional da Unidade.

Ao todo, 59 (cinquenta e nove) policiais militares participaram da operação, divididos em 23 (vinte e três) viaturas, contando com o apoio de: 09 (nove) Agentes Municipais de Trânsito, separados em 04 (quatro) motos e 01 (uma) viatura; e 03 (três) Agentes Fiscais da Prefeitura Municipal.

Durante o transcorrer das ações policiais, foram obtidos os seguintes resultados em toda área da 5ª CIPM:

Em Cianorte, 160 (cento e sessenta) pessoas foram abordadas. Ainda, foram vistoriados 62 (sessenta e dois) veículos (44 carros e 18 motos).

Em Indianópolis, 16 (dezesseis) pessoas foram abordadas, além de 07 (sete) carros e 06 (seis) motos vistoriados.

Em São Manoel do Paraná, foram abordadas 08 (oito) pessoas, além de 04 (quatro) carros e 03 (três) motos.

Já em São Tomé, 10 (dez) pessoas foram abordadas e 06 (seis) carros foram averiguados.

Em Japurá, 10 (dez) pessoas foram abordadas e 05 (cinco) veículos (03 carros e 02 motos) foram vistoriados.

Em Jussara, 06 (seis) pessoas foram abordadas e 02 (dois) carros foram vistoriados.

Por fim, em Terra Boa, 50 (cinquenta) pessoas foram abordadas, 26 (vinte e seis) veículos (25 carros e 01 motocicleta) foram averiguados.

Além dessas ações, com os Agentes Fiscais da Prefeitura Municipal, foram realizadas orientações aos proprietários de 06 (seis) estabelecimentos comerciais de Cianorte, a fim de repassá-los quanto ao distanciamento entre mesas, uso correto de máscaras e álcool em gel, sendo todas as informações acatadas pelos empresários.

Fonte: Comunicação Social da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar

Banner Edplants, Acesse