PM divulga resultado da “Operação Vida” realizada em Terra Boa

No início da noite do último sábado (30/01) às 18h foi iniciada na área da 5ª Comunicação Social da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) a “Operação Vida” com o objetivo de potencializar a sensação de segurança dos moradores do município de Terra Boa, endossando a presença da Polícia Militar.

Essa ação busca, através de abordagens, bloqueios, patrulhamento uma maior visibilidade da ação policial, cumprindo assim com o papel constitucional da Polícia Militar que é o de polícia preventiva servindo de alavanca para a sensação de segurança, objetivando diminuir o medo do crime.

As ações das equipes nesse município resultaram em: 95 pessoas; 05 automóveis e 10 motocicletas abordados; 07 bares fiscalizados; e 01 homem encaminhado em posse de 3g de cocaína.

A Operação Vida está sendo desenvolvida no plano Estadual e irá atuar na área da 5ªCIPM em especial naqueles municípios em que o índice de mortes violentas aumentou, com base na análise criminal do Estado do Paraná. Seu objetivo é a prevenção e, consequentemente, a redução dos crimes contra a vida, inclusive o feminicídio.

Na região da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar esta operação terá maior intensidade em Cianorte, Terra Boa e São Tomé.

A Operação Vida foi planejada tendo em vista o último balanço realizado pela PMPR no ano de 2020 que apontou o aumento de 12% nos crimes de homicídio no Paraná em relação ao ano de 2019. Deste estudo também ficou confirmado que 66% dos homicídios dolosos são praticados com armas de fogo e 34% dos homicídios registrados tem relação com o tráfico de drogas e/ou porte/posse irregular de arma de fogo.

Com base nesta análise criminal constatou-se a transversalidade entre crimes, pois o homicídio na maioria dos casos está relacionado a outros crimes, como o tráfico de entorpecentes e a posse ou porte de armas ilegais e irregulares.

Desse modo, o grande foco da Operação Vida é a saturação nestes municípios/ bairros a fim de oferecer maior sensação de segurança à população paranaense.

Fonte: Comunicação Social da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar

Compartilhe:
Banner Edplants, Acesse