PM de Cianorte apresenta maior índice de prisões por tráfico de drogas do estado

 

O efetivo da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Cianorte, agiu firme contra o tráfico de drogas ao longo de 2020, tanto que nos 11 primeiros meses do ano a unidade registrou o maior índice de prisões por este crime em todo o estado.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SESP) por meio do Centro de Análise, Planejamento e Estatística (CAPE), que periodicamente divulga relatórios com dados estatísticos de segurança divididos por Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP). Por sua vez, a 3ª Seção do Estado-Maior da PMPR, por intermédio de sua Subseção de Análise Criminal e Estatística (SACE) divulga o Relatório Estatístico Criminal Mensal. Este relatório será apresentado mensalmente com dados subdivididos por Unidades e Comandos Regionais, visando subsidiar o Estado-Maior e toda a Corporação em seus planejamentos estratégicos voltados para a área da segurança pública.

No último relatório divulgado pela SACE em 13 de dezembro de 2020, a 5ª CIPM apresentou pelo segundo mês consecutivo o maior índice de prisão por tráficos de drogas do estado. Segundo as informações, a 5ª CIPM apresentou um índice de 217,8 na Taxa de Tráficos de Drogas por 100 mil habitantes levando em conta os dados de janeiro a novembro de 2020.

Para o tratamento dos dados constantes no presente relatório foi utilizada a metodologia padronizada e descrita na Nota Técnica nº 001/2008, elaborada pelo CAPE. Foram utilizados como indicadores criminais na pesquisa, os crimes estabelecidos pela Resolução nº 022/2012 da SESP, além de outros de grande repercussão midiática, como por exemplo, “roubos em ambiente de transporte”. Foram trabalhados também os seguintes indicadores de produtividade: apreensão de armas de fogo, tráfico, uso de drogas e recuperação de veículos provenientes de furto ou roubo. O estudo se baseou em taxas por 100 mil habitantes, comumente utilizadas com o objetivo de se comparar duas ou mais localidades sobre um determinado indicador e levando-se em conta o tamanho de suas populações (ou veículos).

Além disto, como vem demonstrando mensalmente nas análises divulgadas, a 5ª CIPM foi a segunda Unidade com menor índice no número de furtos, também em todo o Paraná, com o valor de 666,5 por 100 mil habitantes.

Fonte: Redação com informações da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar

Banner Edplants, Acesse