Plantão para testes rápidos marca Dia Mundial de Luta contra a AIDS

Em Cianorte, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria Municipal de Saúde prestou atendimento especial no último sábado (1º), Dia Mundial de Luta contra a AIDS, com a distribuição de preservativos; orientação sobre a prevenção de doenças; testes rápidos para diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como o HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C; e direcionamento para serviços de referência na rede municipal. As ações ocorreram das 8h às 17h e abrangeram 40 pessoas.

Agradecemos a toda equipe que, mais uma vez, se dispôs a trabalhar em uma ocasião extraordinária, fazendo a diferença nesta luta”, destacou a secretária de Saúde, Michelly Poliana Viguiato Pricinotto. “É importante lembrar que o horário especial visa oportunizar o acesso àqueles que, devido à rotina do dia a dia, acabam postergando os exames. No entanto, o CTA está à disposição da população durante todo o ano, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h, na Travessa Itororó, nº 400, aos fundos do antigo PA”, completou a chefe da Divisão de Prevenção em Saúde, Heloisa Dantas.

A detecção da infecção, seja por HIV, Sífilis, Hepatite B ou Hepatite C, é realizada com a coleta de apenas uma gota de sangue e o resultado sai em 30 minutos. “São reagentes que, em contato com a amostra, revelam o diagnóstico. Por isso, são chamados de testes rápidos. Não há com o que se preocupar. Todo o procedimento é confidencial e não é necessário pedido médico, apenas a apresentação de um documento com foto”, explicou a enfermeira do CTA, Aline Soares de Almeida Leal.

PANORAMA

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente, há cerca de 37 milhões de pessoas vivendo com o HIV. Do total, 1,8 milhão adquiriu o vírus em 2017. Em Cianorte, no ano passado, foram detectados 56 casos e, em 2018, até o momento, são 43.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Cianorte

Compartilhe: