Pesquisa do DER/PR ajuda a planejar o futuro do transporte intermunicipal

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) lançou nesta quarta-feira (31/03) a pesquisa online “Origem – Destino e Demanda Reprimida” do transporte intermunicipal de passageiros.

O trabalho tem três objetivos: verificar ou confirmar as demandas por ligações entre municípios do Estado; checar a opinião dos usuários sobre oferta de linha com conexão, similar ao que é realizado em linhas aéreas; e estabelecer um perfil do usuário do transporte intermunicipal. Para participar, basta visitar o portal do DER/PR e abrir o questionário, que pode ser completado em cerca de cinco minutos.

“Estamos sempre fazendo ajustes no transporte intermunicipal administrado pelo DER, procurando melhorar a experiência do usuário e simplificar processos. Mas o sistema já está em operação há algumas décadas, e chegou a hora de modernizá-lo”, explica o diretor-geral do DER/PR, Fernando Furiatti. “Contamos com todos os usuários do transporte para nos ajudar”.

CONEXÕES

Ao acessar a pesquisa, que é anônima, o participante informa o município de residência e as linhas que utiliza (até três), motivo e frequência de uso, e opina também sobre a qualidade dos serviços oferecidos.

Na última tela, a primeira pergunta avalia o interesse nas conexões entre linhas de ônibus, como aquelas feitas no transporte aéreo. A principal vantagem desse modelo é o aumento de opções de horários de viagem, utilizando veículos diferentes. Nesta mesma tela o participante pode sugerir até três novas linhas, indicando o motivo e a frequência em que as utilizaria.

E a última pergunta diz respeito ao impacto da pandemia da Covid-19 na utilização do transporte intermunicipal. O usuário que deixou de usar o sistema vai informar como está se deslocando atualmente e se tem planos de voltar a utilizar os ônibus.

“Os usuários devem indicar necessidades e dar sua opinião, que, comparadas com os dados estatísticos atuais, vão nos permitir um planejamento de sistema mais eficiente para os passageiros e viável para as prestadoras de serviço”, explica a coordenadora de Transporte Rodoviário Comercial do DER/PR, Maria Elizabete das Neves Bozza.

“O modelo tronco alimentar com conexão, similar ao sistema aéreo, onde os trechos de menor demanda alimentam os de maior, permite a oferta de mais horários e atendimento a todos os municípios, sendo, em nossa análise, uma alternativa para melhorar o sistema”, diz a coordenadora.

Os resultados da pesquisa serão analisados pela Coordenadoria de Transporte Rodoviário Comercial do DER/PR e aproveitados na revisão e atualização Plano Diretor de Transporte Intermunicipal do Estado, que servirá de base para ajustes nas linhas atuais e nas novas licitações de linhas.

Também serão consultadas as prefeituras e câmaras municipais quanto às demandas por novas ligações que recebem da população que representam.

PORTAL

No portal do DER/PR, na opção Transporte de Passageiros, os usuários podem encontrar várias informações úteis para os viajantes, como consulta a linhas, horários, e informações sobre direitos dos passageiros. Outras opções são voltadas para as empresas do setor, como legislação, documentos e formulários, manual do transportador e licenças de fretamento.

Atualmente o DER/PR é responsável por 654 linhas de transporte intermunicipal de passageiros em todo o Paraná, exceto na Região Metropolitana de Curitiba. Mesmo com a pandemia da Covid-19, em 2020 foram comercializadas 24,3 milhões de passagens. Somente em 2021 já são 3,1 milhões, mesmo com a capacidade reduzida e menos passageiros devido a restrições à circulação e abertura de comércio.

Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná

Banner Edplants, Acesse