Paraná vai desburocratizar abertura de empresas

logo-estadoA Junta Comercial do Paraná (Jucepar), do Governo do Estado, vai expandir para os principais municípios do estado o projeto para desburocratizar os processos de abertura, alteração e baixa de empresas. Com o projeto piloto implantado em Maringá desde dezembro de 2013, o presidente da Jucepar, Ardisson Naim Akel, já visitou neste ano os principais municípios da Região Metropolitana de Curitiba – Pinhais, Colombo e São José dos Pinhais, e os municípios com maior número de empresas ativas na Região Oeste – Foz do Iguaçu, Toledo e Cascavel. Estão previstas, ainda, visitas a Ponta Grossa, Londrina, Guarapuava e Apucarana, no norte do Estado. 

A ação é orientada pelo governo estadual e visa apresentar o Projeto Integrar, para a implantação no Estado da Rede Nacional de Simplificação do Registro Empresarial (Redesim), que é o compartilhamento de informações entre as prefeituras, Receita Federal e Estadual e a Junta Comercial, que é vinculada à Secretaria Estadual da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul. O objetivo é promover a simplificação e a desburocratização do processo de abertura, alteração e baixa de empresas. “A iniciativa facilitará o trabalho de legalização do novo e do atual empresário no Paraná. Com o Projeto Integrar, o empreendedor vai ter uma redução de tempo e de custos na hora de constituir ou atualizar as informações de uma empresa. O grande beneficiado com este programa é o próprio empreendedor que busca abrir o seu negócio”, afirmou o presidente Akel.

Na última semana, o programa ganhou um reforço com a visita a Curitiba do ministro da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos. Ele afirma que a iniciativa paranaense ganha força graças à cultura empresarial adquirida nos últimos anos: “O Paraná, por conta de sua história no setor empresarial, será referência quanto à simplificação de constituições e alterações contratuais de empresas no Brasil”, ressaltou o ministro.

Texto: AE-PR

Banner Edplants, Acesse

Be the first to comment on "Paraná vai desburocratizar abertura de empresas"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*