Paraná lança programas de apoio à saúde

 

O governador Beto Richa lança hoje (16), durante a abertura do XXIX Congresso Estadual das Secretarias Municipais de Saúde, em Maringá, duas ações importantes para qualificar o atendimento da rede pública de saúde do Paraná. As medidas incluem investimentos em hospitais de pequeno porte e unidades da saúde da família e beneficiam todas as regiões do Estado.

O primeiro anúncio é a expansão do programa de apoio e qualificação dos hospitais públicos e filantrópicos do Paraná – HospSUS. A partir de agora, hospitais públicos com menos de 50 leitos também serão atendidos e vão receber recursos de custeio e capital para investimentos em obras e equipamentos.
Com a medida, o governo pretende fortalecer estas unidades que geralmente enfrentam dificuldades financeiras. Atualmente, 70% dos hospitais paranaenses se encaixam neste perfil.

TELESSAÚDE – A outra medida é o lançamento do programa Telessaúde, que incorpora novas tecnologias de comunicação ao Sistema Único de Saúde do Paraná. A ferramenta propicia consultoria técnica ou segunda opinião aos profissionais das unidades da saúde da família através de modernos equipamentos de conexão e imagem.
A tecnologia vai permitir que médicos da atenção primária tirem dúvidas sobre casos clínicos, inclusive com chamadas em tempo real. Dentistas, fisioterapeutas, enfermeiros e outros profissionais também poderão utilizar o sistema.

O serviço de consultoria utilizará a expertise de quatro universidades públicas paranaenses: UFPR, UEM, UEL e UNIOESTE (Cascavel). As instituições serão responsáveis por operar os polos de referência técnica – que irão funcionar em regime de plantão com profissionais capacitados para atender as principais demandas da atenção primária.

(Texto e foto: AE PR)

Banner Edplants, Acesse

Be the first to comment on "Paraná lança programas de apoio à saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*