Paraná está em alerta pelas chuvas no final de semana

enchente-sc3A Defesa Civil do Paraná divulgou um alerta para a população sobre a possibilidade de fortes chuvas em diferentes regiões do Paraná entre hoje e o domingo. Segundo previsão do Instituto Simepar, deve chover forte nas regiões Sul, Sudeste e Oeste, sendo que em outras regiões também está prevista chuva, mas com pouca intensidade. Também está prevista a queda da temperatura.

Em Cianorte está previsto chuva entre amanhã e domingo, com a temperatura variando entre 6 e 18°C até segunda-feira. O final de semana deve ser com tempo nublado e chuvas isoladas, segundo o Simepar. Com as fortes chuvas, o Rio Ivaí teve duas cheias num período de um ano, causando a interdição da ponte na PR-323, entre Maringá e Cianorte.

Por precaução, as prefeituras, Corpo de Bombeiros e outras entidades devem ficar atentas para orientar e ajudar a população. “Existe a possibilidade de alguma elevação do Rio Iguaçu, mas que não deve ser brusca. Como a redução do nível do rio está mais estável, esperamos que essa situação se mantenha”, afirma o tenente da Defesa Civil, Marcos Vidal da Silva Júnior, comentando a situação na região de União da Vitória (a aproximadamente 450km de Cianorte) que ainda passa por problemas pelas chuvas no começo do mês.

Nas últimas semanas, o nível do Rio Iguaçu, na região de União da Vitória, chegou a 8 metros, enquanto a média é de 2,5 metros. Além das chuvas e alagamentos, a Defesa Civil também atenta a população para o risco de deslizamentos nas áreas próximas a morros e encostas.

CHUVAS – O Simepar prevê chuvas de entre 100 mm e 150 mm (equivalente a 30 dias de chuva) entre sexta-feira e sábado nas regiões Oeste, Sul, Centro, e Sudeste do Paraná. Mais de 30 mil pessoas ainda estão desabrigadas no paraná pelas enchentes do começo do mês. A frente fria que está no sul do país chega no final de semana ao Paraná, causando a queda na temperatura. Santa Catarina tem diversas cidades em situação de risco. Em Palmitos (a aproximadamente 610km de Florianópolis), o rio Uruguay está 12 metros acima do normal (foto), causando muitos danos na região.
Quem precisar de ajuda pode entrar em contato com a Defesa Civil pelos fones 199 ou no (41) 3210-2707.

Com informações da defesa Civil / Foto: Jhonatan Beneti

Compartilhe: