País registra 1.766 casos de sarampo


Chegou a 1.766 o número de casos confirmados de sarampo no Brasil. O balanço foi atualizado nesta terça-feira (25) pelo Ministério da Saúde. Segundo a pasta, outros 7,9 mil casos notificados ainda estão sob investigação.

Atualmente, o País enfrenta um surto de sarampo no Amazonas e em Roraima. No primeiro estado, houve 1.367 registros confirmados, com 4 mortes. No segundo, foram 325, também com 4 mortes. Outras duas pessoas morreram no Pará, totalizando 10 óbitos por conta de complicações da doença.

TRANSMISSÃO

O sarampo é uma infecção grave que pode ser contraída em qualquer idade. A doença é transmitida pelo contato com secreções de pacientes infectados através de tosse, espirro ou fala. O Ministério indica que o tipo do vírus que circula no Brasil é o mesmo encontrado na Venezuela e que já atinge a população daquele país desde 2007.

Para evitar que os casos se alastrem, a Campanha Nacional de Vacinação foi direcionada a crianças de um a cinco anos incompletos. A meta de vacinar 95% desse público já foi alcançada, mas o Ministério da Saúde destaca que as medidas de bloqueio da doença, mesmo em casos suspeitos, estão sendo realizadas em todos os estados.

Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério da Saúde

Compartilhe: