Novo Decreto estabelece medidas de prevenção à COVID-19 em Cianorte

Em uma de suas primeiras ações, com o objetivo de conter a evolução da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o prefeito de Cianorte, Marco Franzato, publicou, nesta última quarta-feira (06), no Órgão Oficial do Município (https://cianorte.pr.gov.br/orgao-oficial), o Decreto Nº 1/2021, que prevê a consolidação das normas já editadas, em conjunto com o Comitê Técnico de Enfrentamento ao Coronavírus e Ética Médica.

 “Todas as medidas foram discutidas em conjunto com os profissionais da saúde e alinhadas com o que preconiza o Governo do Estado e o Ministério da Saúde, resultando em algumas mudanças dos atos já publicados, necessárias para diminuir o ritmo do vírus e, consequentemente, para que o sistema de atendimento não colapse”, destacou o prefeito.

O novo decreto entra em vigor na próxima segunda-feira (11) e entre as adequações destacam-se a proibição da realização de eventos, sejam públicos ou particulares, com aglomeração de mais de dez pessoas, inclusive o funcionamento de salões de festa e espaços de lazer. Também estão vedados ao uso os parques infantis, brinquedos de uso coletivo, ATIs e similares que possam gerar aglomerações.

Bares, restaurantes, lanchonetes, sorveterias, pizzarias e similares poderão funcionar das 6h às 22h, de segunda a domingo, e deverão manter o distanciamento de dois metros entre as mesas, sendo a ocupação de cada uma limitada até seis pessoas, desde que sejam de mesmo núcleo familiar ou de convivência. Já as entregas do serviço delivery poderão ser realizadas até as 23h.

As celebrações dos cultos religiosos deverão ser limitadas a 30% da capacidade de público, com o distanciamento de um metro e meio entre os assentos. No mesmo sentido, os mercados, supermercados e similares deverão reduzir a capacidade de atendimento a 50%. Academias, clubes e afins poderão funcionar das 6h às 22h, de segunda a sexta-feira, e das 6h até as 12h, aos sábados. Já os salões de beleza, barbearias e similares das 7h às 20h, de segunda a sábado.

O decreto pode ser conferido, na íntegra, através do link <https://cianorte.pr.gov.br/upload///publicacoes-oficiais/1923/1923.pdf>. Para complementar as medidas, uma resolução da Secretaria Municipal de Saúde, com recomendações e orientações preventivas, será publicada nesta quinta-feira (07). 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Cianorte

 

Banner Edplants, Acesse