Novo ciclo do Selo de Qualidade no Turismo é apresentado a empresários, em Maringá

Empresários, profissionais e representantes de segmentos do turismo de Maringá e região participaram nesta quinta-feira (25), na sede regional do Sebrae/PR, do lançamento do novo ciclo do Programa Selo de Qualidade no Turismo do Paraná. A iniciativa tem como objetivo fomentar a melhoria da gestão e da excelência da prestação de serviços das empresas do setor. As inscrições para participar do processo já estão abertas.

O programa é realizado pelo Sebrae/PR, Fecomércio PR, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR), Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR), Associação Brasileira de Empresas de Eventos do Paraná (ABEOC/PR), Paraná Convention e Paraná Turismo.

“A metodologia do Selo possibilita mais competitividade às empresas, que assim contribuem para o desenvolvimento turístico regional. Obter é o Selo é consequência das melhorias que a empresa implementa”, pontuou a consultora do Sebrae/PR, Patrícia Valente Santini.

O lançamento do novo ciclo ocorreu durante o Workshop de Turismo, evento do Sebrae/PR que integra a 4ª Semana do Turismo de Maringá, organizada pela Diretoria de Turismo da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Maringá (Seide). Na ocasião, as empresas de Maringá que conquistaram o Selo na edição 2018/2019 foram recebidas por representantes do Sebrae/PR, Fecomério PR, Paraná Turismo e Prefeitura Municipal de Maringá.

Vice-presidente da Fecomércio PR, Ali Wardani ressaltou que o reconhecimento às empresas com o Selo estimula a busca por melhoria contínua. “A certificação valoriza o trabalho das pessoas envolvidas. Ganham empresa e consumidores de turismo,com impacto em toda uma região turística”, completou.

Empresas maringaenses têm se destacado nas edições do Selo. No ciclo 2018/2019, 22 negócios da cidade receberam a certificação, com as classificações ouro, prata e bronze, conforme o índice de conformidade obtido. Seis deles ainda foram reconhecidos na premiação geral por segmento, por terem atingido os melhores índices de conformidade.

Há 19 anos em atividade, a Valtur Turismo foi uma das empresas que obtiveram o Selo, tendo conquistado a classificação ouro e o segundo lugar no Paraná entre as transportadoras turísticas. “Estávamos distantes dos colaboradores. Percebemos isso através do Selo e buscamos melhorar. Hoje conseguimos trazer a equipe para perto, ouvir e aplicar sugestões, o que é fundamental para que consigamos oferecer um serviço de excelência”, conta o empresário Leandro de Jesus Rossini. Ele acrescenta que no novo ciclo a meta é conquistar o primeiro lugar no Paraná entre as transportadoras turísticas.

Com um ano de operação, o centro de eventos Fashion Hall, pertencente ao Grupo Fávaro, conquistou o Selo na classificação prata. Segundo a gerente de inovações, Natalia Fávaro Picoli, a participação ajudou a formatar a empresa no primeiro ano de atividade. “Colocávamos vários processos em prática, mas não havia documentação. Com tudo registrado, conseguimos dar continuidade a iniciativas. Uma consequência, por exemplo, foi a criação de um manual de sustentabilidade na empresa”, relata.

Os participantes do evento também acompanharam a explanação da diretora técnica da Paraná Turismo, Deise Bezerra. Ela falou sobre “Destino turístico inteligente”, apontando para a necessidade de adoção de estratégias pelas empresas e órgãos públicos, a exemplo do uso inteligente da internet, melhoria na acessibilidade e cuidado com monumentos.

A coordenadora estadual de turismo no Sebrae/PR, Patrícia Albanez, apresentou tendências chaves e dados importantes para os empresários para o setor: os principais turistas paranaenses são do Estado (50,3%), sendo que as principais motivações são negócios e eventos (43%), visita a parentes (23%) e lazer (22%). Ela também falou da venda de experiência aliada ao produto ou serviço e sobre o uso da tecnologia a favor dos negócios, como a ferramenta de geolocalização do Google e de realidade aumentada.

Ainda durante o workshop, foi realizado um talk-show sobre “Transformação digital”. O empreendedor André Branco falou sobre o restaurante que lançou recentemente em Curitiba, o La Magique Gastronomique, que mistura gastronomia comtecnologia, proporcionando aos clientes experiências interativas e sensoriais por meio de projeções mapeadas e outros recursos. Já Matheus da Rosa Vignoli, da Vivakey e do hotel Viva Rock Suítes, de São Paulo, contou a experiência de operação e gestão de hotéis autônomos, com gerenciamento de quartos a distância.

Empresários interessados em participar do Selo de Qualidade no Turismo do Paraná podem procurar o escritório do Sebrae/PR em Maringá, pelo telefone (44) 3220-3474.

Fonte: Agência Sebrae

Compartilhe: