No sábado, UBSs atenderam 179 mulheres pela Campanha Outubro Rosa

Exames preventivos e encaminhamentos para mamografias aconteceram nas Unidades de São Lourenço, Vila Sete e Setor 03

Em Cianorte, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São Lourenço, Vila Sete e Setor 03 abriram suas portas, no último sábado (09), para a última ação especial pela Campanha Outubro Rosa, de prevenção aos cânceres de mama e de colo de útero, com a prestação de atendimento exclusivo para o público feminino. No total, as equipes atenderam 179 mulheres, com a realização dos exames clínicos de mamas e coletas de material preventivo. Dessas, 110 foram encaminhadas para a realização de mamografias.

Contabilizando toda a campanha, em que as unidades abriram em horário especial durante três sábados, foram prestados atendimentos a 897 mulheres, sendo que destas 644 foram encaminhadas para o exame de mamografia. Nas UBSs do Jardim Universidade, Vila 07, Santa Mônica, Cianortinho e Pedro Moreira, no dia 05 de outubro, foram 367 mulheres e 224 encaminhamentos para mamografias; e nas UBSs do Morada do Sol, Santa Mônica, Extensão e Vidigal, no dia 26 de outubro, foram 351 mulheres e 310 mamografias.

Para a secretária municipal de Saúde, Michelly Poliana Viguiato Pricinotto, o resultado era esperado. “Muitas mulheres aguardam essa época do ano, em que há toda essa mobilização e horários alternativos de atendimento para cuidarem da saúde. O que é muito importante destacar é que os profissionais aproveitam a presença delas nas Unidades para prestarem orientações e auxílios e para identificar sintomas de outras patologias”, relata.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Cianorte

Compartilhe: