Município seleciona livros didáticos e literários para a Educação Infantil

            Para 2022, as instituições educacionais da rede municipal de Cianorte receberão materiais provenientes do Programa Nacional do Livro Didático da Educação Infantil (PNLD) e, para garantir a escolha das obras de maneira transparente e democrática, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura organizou uma semana de análise física dos materiais ofertados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), assim como disponibilizou o Guia Online a todos os profissionais.

 
            “Entre os dias 16 e 20 de agosto, de acordo com a possibilidade de cada instituição de ensino, professores e educadores compareceram ao Paço Municipal, onde puderam avaliar e sugerir opções de acordo com critérios de vivência em sala de aula e possibilidades de oferecer o melhor às crianças”, explicou a coordenadora educacional e pedagógica da Educação Infantil, Juliana Ouverney Silva. “Dessa forma, o PNLD contribuirá com o Manual do Professor para os profissionais e livros didáticos para as crianças de quatro e cinco anos, ou seja, da pré-escola”, completou a diretora da pasta, Shirley Scomparin.

            Segundo a secretária, Kelly Werdenberg, as sugestões levaram em consideração o que preconiza o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (1998), a Base Nacional Comum Curricular (2018) e o Referencial Curricular do Paraná: Princípios, Direitos e Orientações (2019). “Esses documentos normatizam e embasam a Educação Infantil, estabelecendo a interação e a brincadeira como eixos predominantes concomitantes ao compromisso com a formação integral das crianças”, destacou.

            Dessa forma, o processo de seleção foi concluído em conjunto com representantes de todas as 15 escolas e 13 CMEIs na tarde da última segunda-feira (23), quando houve o levantamento e discussão dos materiais com maior quantidade de indicações. Agora, a solicitação dos livros deve ser realizada pelas instituições de ensino, por meio do PDDE Interativo, ferramenta de apoio à gestão escolar do Ministério da Educação, e os livros serão utilizados no próximo ano letivo.

Banner Edplants, Acesse