MPPR emite recomendação administrativa para que Municípios de Nova Olímpia e Tapira adotem providências para controle e prevenção da tuberculose

O Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça de Cidade Gaúcha, no Noroeste paranaense, expediu recomendação administrativa aos prefeitos de Nova Olímpia e Tapira (municípios da Comarca), com orientações para o controle e a prevenção da tuberculose.

O documento teve por base o levantamento mais recente realizado pela Secretaria de Estado da Saúde, que demonstrou que as cidades apresentaram três casos da doença em cada município, registrando taxa de incidência de tuberculose superior à taxa estadual. Nova Olímpia teve taxa de 51,7 para cada 100 mil habitantes, e Tapira registrou 51,5 para cada 100 mil habitantes. O índice estadual foi de 18,7 para cada 100 mil habitantes.

O MPPR recomendou a adoção de diversas providências, como a realização de busca ativa por pessoas doentes, a ampliação da oferta de tratamento, a aquisição de medicamentos e o desenvolvimento de estratégia local para enfrentamento específico da doença para os grupos mais vulneráveis, entre outras.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Paraná / Imagem Ilustrativa

Compartilhe: