Mostra Científica evidencia ações de preservação dos recursos naturais


Evento promoveu a exposição de 16 trabalhos, além de concurso de fotografias, e movimentou cerca de mil visitantes

Uma manhã para se comemorar. Assim foi na última sexta-feira (21), durante a solenidade de premiação da VII Mostra Científica do Parque Cinturão Verde, em Cianorte. A cerimônia foi realizada na sede do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) e reuniu aproximadamente cem pessoas, entre estudantes, professores, fotógrafos, jurados e comissão organizadora. Ao todo, o evento, que teve início na quarta-feira (19), promoveu a exposição de 16 trabalhos, um concurso entre 35 fotografias e atraiu cerca de mil visitantes.

“Agradecemos a cada um que tornou possível a realização de mais uma edição da mostra, que tem por objetivo apresentar projetos e soluções para questões ambientais, bem como ressaltar e valorizar os patrimônios naturais de nossa cidade, em especial, em favor do nosso Parque Municipal Cinturão Verde, que é a segunda maior reserva florestal urbana do país. As ideias aqui apresentadas foram inspiradoras e, com certeza, contribuem para o estabelecimento de uma nova relação entre o homem, o consumo e os recursos naturais”, disse a secretária de Meio Ambiente em exercício, Cristiane Marchini Roco Bernardi.

A ocasião teve como tema “Educação Ambiental versus Sustentabilidade” e também contou com oficinas e palestras. Entre os projetos apresentados, destacam-se os pautados na reutilização de materiais; lixeiras, sacolas, hortas e outras iniciativas ecológicas; receitas naturais alternativas a produtos industrializados; e na proteção da água, dos animais e das árvores. Já o concurso de fotografias foi relacionado à proposição “Natureza, Meio Ambiente e Parque Cinturão Verde”.

Todos os participantes receberam medalhas e os projetos de maior destaque nas categorias Educação Infantil; Ensino Fundamental Anos Iniciais; Ensino Fundamental Anos Finais & Ensino Médio, e Classe Especial, segundo avaliação dos jurados, foram premiados com viagens ecológicas para Foz do Iguaçu, bicicletas, kits ecológicos e camas elásticas para as instituições de ensino. Também foram condecorados os três primeiros colocados no concurso de fotografias sendo os autores Flávio Shibata, Ailton Pereira Prado e a Associação de Senhoras de Rotarianos de Cianorte. “Esperamos que as experiências compartilhadas ultrapassem os limites da mostra e sejam expandidas a outras entidades e a comunidade como um todo”, concluiu Cristiane.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Cianorte

Compartilhe: