Mobilização contra a AIDS terá plantão para testes rápidos em Cianorte

 

Teste-rapidoO Dia Internacional da Luta contra a AIDS (1º de dezembro), fixado pela Organização das Nações Unidas (ONU), mobiliza o mundo todo em ações de prevenção, diagnóstico e tratamento da doença que, atualmente, atinge cerca de 37 milhões de pessoas e que, apenas no último ano, provocou a morte de um milhão (UNAIDS). Em Cianorte, a causa não passará em branco. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), elaborou um cronograma especial para o atendimento à população, com horário de expediente estendido, para incentivar a realização dos testes rápidos para o HIV, que também servem de detecção para Sífilis, Hepatite B e Hepatite C.

Neste sábado (02), a instituição de saúde, que está localizada na Travessa Itororó, 400 (fundos do antigo PA e ao lado da UBS Extensão), prestará os serviços das 8h30 às 15h30, concomitante à 1ª Feira da Saúde de Cianorte. Já na semana seguinte, de segunda (04) a quinta-feira (07), o funcionamento ocorrerá das 7h30 às 19h30, sem pausa para o almoço.  “Com isso, pretendemos oportunizar o acesso para as pessoas que, devido à rotina do dia a dia, acabam postergando ou não encontrando tempo para cuidar de si mesmos”, conta a chefe da Divisão de Vigilância em Saúde, Heloisa Dantas.

Segundo a enfermeira do CTA, Aline Soares de Almeida Leal, a realização é simples, sigilosa e gratuita. “Não há com o que se preocupar. O teste é feito com a coleta de apenas uma gota de sangue e o resultado sai em 30 minutos. Todo o procedimento é confidencial e não é necessário pedido médico, apenas a apresentação de um documento com foto”, garante. Do início do ano até o momento, foram realizados cerca de 1.800 testes rápidos. Desses, 47 deram positivo para o HIV. “Nesses casos, o paciente é orientado e devidamente encaminhado ao órgão de referência no tratamento, recebendo toda a assistência médica e psicológica”, conta Aline. (Texto e foto: ASCOM PMC)

Compartilhe: