Médica cubana já trabalha em Ivatuba

ivatuba-medica

A cidade de Ivatuba (a aproximadamente 50km de Cianorte) foi uma das cidades do interior do Paraná a ser beneficiada com uma médica estrangeira no programa do governo federal “Mais Médicos”. Marlenis Beltran Milan (foto), de 45 anos, já trabalha em Ivatuba.
Ela veio da cidade cubana de Jesús Menéndez e é especializada em Clínica Geral. “Recebi o convite de vir ao Brasil com alegria, pois estou disposta a trabalhar pelas pessoas”, afirma Milan, que já viveu na África por três anos executando trabalho voluntário pela Organização das Nações Unidas (ONU). Ela atenderá em posto de saúde e também fará visitas a residências nos bairros da cidade.

A médica cubana agradece a recepção em Ivatuba. “Fui bem recebida pelos médicos e moradores. Gostei muito da cidade, é realmente bonita”, afirmou. Ela passou por avaliação em Brasília sobre seus conhecimentos médicos e recebeu informações sobre os problemas e doenças mais comuns no Brasil, além de referências sobre a língua portuguesa.

Marlenis Milan diz que em sua cidade em Cuba há muitos médicos, em torno de 300 profissionais, para uma cidade com aproximadamente 5 mil habitantes e que está bem preparada, pois tem 21 anos de experiência profissional.

MAIS MÉDICOS – Marlenis Milan é uma dos mais de 15 mil profissionais da saúde que deverão atuar nas cidades brasileiras contempladas pelo programa, nos próximos anos. O “Mais Médicos” visa atrair profissionais brasileiros e estrangeiros para regiões carentes e cria residência obrigatória no Sistema Único de Saúde (SUS).

(Andye Iore, com informações e foto da prefeitura de Ivatuba)

Compartilhe: