Manejo sustentável auxilia no aumento da produtividade

*Por Vinícius Cunha


O Brasil se vê face a um novo desafio: superar a safra de soja de 2021. Não é uma tarefa simples, já que registramos recorde de produtividade da oleaginosa, com 135,9 milhões de toneladas, aumento de 8,9% em relação à safra 2019/20, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), mantendo o país como o maior produtor e exportador global do grão.

O produtor rural vem fazendo um trabalho brilhante, aliado às tecnologias existentes no mercado que favorecem o aumento da produtividade. Mas para adquirir toda essa expertise e garantir que o Brasil continue sendo um dos maiores produtores de soja do mundo e que seus agricultores obtenham boa rentabilidade, o manejo sustentável do solo é fator preponderante.

A rotação de cultura tem diversos benefícios para a agricultura, como vem sendo relatado pela Embrapa e universidades brasileiras nas últimas décadas. Apenas como exemplo, a soja é largamente e positivamente influenciada por um plantio direto com boa rotação de culturas, com incrementos de produtividade de mais de 30 sacos/hectares.

Em face aos benefícios trazidos pelo sistema, existem também desafios para implementar e conduzi-lo ao longo do tempo. A camada de palha deixada sobre o solo recicla nutrientes, reduz amplitude térmica, erosão, compactação e aumenta a capacidade do solo em reter água e nutrientes, tornando-o resiliente e produtivo. Porém, é desafiador fazer com o que o plantio seja realizado com qualidade, o que dificulta, muitas vezes, a adesão em alta escala dessa prática.

Entendendo essa dificuldade, a Massey Ferguson desenvolveu máquinas, como a plantadeira Momentum, e soluções tecnológicas, como o Farm Solutions, para que os agricultores do Brasil possam fazer um bom plantio direto, mantendo alta qualidade em todas as operações ao longo do ciclo.

Projetada para ter boa vazão de palha, aliada ao pacote tecnológico Precision Planting e o chassi Smart Frame, a Momentum concilia excelente corte de palha e abertura do sulco de plantio a exatidão no número, local e profundidade de depósito das sementes, até mesmo em velocidade mais elevadas. O Farm Solutions, com suas parcerias, ajuda o produtor a aproveitar ainda mais a máquina, pois oferece o conhecimento agronômico necessário para manejar todas as etapas do cultivo, identificando a variabilidade existente, podendo ser tratada com a plantadeira Momentum ou mesmo com outras tecnologias da Massey Ferguson, como as plantadeiras da série MF 500, MF 700 e o distribuidor de sólidos MF 9350 Dry.

Estamos constantemente em contato com o produtor rural, vivenciando o seu dia a dia para entender como desenvolver máquinas compatíveis com suas demandas. O nosso objetivo não é apenas entregar a máquina e sim acompanhar o cultivo e oferecer informações que ajudam o produtor rural a comandar e utilizar a máquina com o intuito de realizar uma agricultura mais inteligente e rentável.

* Vinícius Cunha é gerente de Agronomia e Farm Solutions da AGCO América Latina

Sobre a Massey Ferguson:

A Massey Ferguson, marca global com mais de 170 anos história, pertencente ao grupo AGCO, é a maior exportadora de máquinas agrícolas da América Latina e é referência no mercado brasileiro há seis décadas. Os tratores, colheitadeiras, plantadeiras, implementos, pulverizadores, enfardadoras e produtos e serviços de agricultura de precisão Massey Ferguson são comercializados para mais de 80 países, principalmente África do Sul, Arábia Saudita, Argélia, Argentina, Bolívia, Chile e Paraguai. As fábricas na América do Sul ficam localizadas no Brasil – em Canoas/RS (tratores), Santa Rosa/RS (colheitadeiras), Ibirubá/RS (plantadeiras e implementos), Mogi das Cruzes/SP (tratores, motores, pulverizadores, geradores e laboratório de controle de emissões) e também na Argentina, General Rodriguez/BUE (tratores, colheitadeiras e motores). Mais: www.masseyferguson.com.br

Banner Edplants, Acesse

Be the first to comment on "Manejo sustentável auxilia no aumento da produtividade"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*