LIVRE-SE DO SORRISO GENGIVAL

O sorriso gengival é, sem dúvida, uma das principais queixas de pacientes que procuram o consultório odontológico já que tal situação acaba por influenciar sua vida pessoal, social e profissional. O sucesso da terapia está diretamente relacionado ao correto diagnóstico, a um plano de tratamento adequado e ao conhecimento técnico do profissional

Há muitas pessoas que já passaram por tratamentos ortodônticos, clareamentos, e outros procedimentos odontológicos, mas ainda continua insatisfeito com seu sorriso. E um dos problemas estéticos que frequentemente nos deparamos na clínica é o sorriso gengival. A causa pode estar relacionada a fatores musculares, esqueléticos, gengivo-dentais ou uma combinação entre eles.

Um sorriso gengival pode ser consequência de um lábio superior curto, coroa dos dentes curta, excesso maxilar vertical, hipertrofia gengival ou hiperatividade dos músculos elevadores do lábio superior. O tratamento adequado depende da correta identificação da causa.

O sorriso gengival representa uma desordem estética muito grande, chegando a afetar a autoestima, devido à exposição gengival exagerada ao sorrir. No sorriso ideal, ao sorrir, o lábio superior deve mostrar em torno de três milímetros de gengiva. Exposição maior que isso é conhecido como sorriso gengival. A prevalência nas mulheres é cerca de duas vezes maior que em homens.

Dentre as áreas da Odontologia, a Periodontia desempenha papel fundamental na construção da estética facial, em especial, a estética rosa, ou seja, a gengiva. Para que o sorriso se apresente agradável e bonito é muito importante uma harmonia entre lábios, dentes e gengiva.

É importante conversar com o paciente, fazer uma correta avaliação, e descobrir exatamente o que falta para um sorriso perfeito. Para isso usamos uma ferramenta moderna na odontologia chamada de DSD “Digital Smile Design” que através de fotografias, modelos de estudo e enceramento de diagnostico podemos planejar e prever como ficará o novo sorriso. Tudo isso depois de visto no computador e aprovado pelo paciente.

Através do DSD analisamos tamanho, posição e forma dos dentes, assim como a sua proporção em relação à gengiva, lábios, olhos e todo conjunto da face. Um sorriso atraente e estético depende de uma adequada proporção entre dentes, gengiva e lábio.

Felizmente, existem técnicas eficientes para resolver o sorriso gengival como, gengivectomia, gengivoplastia, Botox, cirurgia ortognática, facetas, dentre outras. Se você tem sorriso gengival, agende um horário e redescubra o prazer em sorrir.

Colaboração: Dr. Wagner Destéfano

Cirurgião Dentista – CRO 10637

Compartilhe: