Lentes de contato dental e facetas de porcelana


Nós sabemos o quanto um sorriso é importante nos dias de hoje, afinal, ele é seu cartão de visita e pode abrir ou fechar portas profissionais, tornar você mais confiante e melhorar sua autoestima

As lentes de contato dental bem como as facetas de porcelana, são recursos fantásticos para a estética do sorriso. Elas permitem que possamos melhorar o formato e a cor dos dentes com desgastes mínimos e transformando e muito o sorriso da pessoa.

Há mais ou menos 20 anos as facetas dentais necessitavam de grandes desgastes dos dentes. Isto porque os materiais não eram tão resistentes o que deixava as facetas mais grossas em espessura, além do sistema adesivo que não era tão seguro.

Com a evolução dos materiais resinosos e cerâmicos, além dos sistemas adesivos absolutamente seguros as facetas se tornaram mais finas e confiáveis. Atualmente a odontologia procura realizar o mínimo de desgaste possível, porem dependendo da estrutura dental, em alguns casos, ainda é necessário um desgaste um pouquinho maior, como nos casos de cárie extensa, ou dentes quebrados.

A durabilidade e segurança dos tratamentos com lentes de contato dental e facetas são seguros e permitem a solução de inúmeros problemas estéticos e diminuição de riscos a tratamentos dentários esteticamente desafiadores.

Para nós profissionais, é importante dispor de uma grande gama de técnicas, materiais de qualidade e conhecimento para os tratamentos com transformações estéticas marcantes, duradouros e de excelência.

Com relação ao tempo de tratamento não há uma diferença entre facetas e lentes de contato dental que mereça maior atenção. Os dois dispositivos necessitam de exames e modelos em gesso para o estudo e planejamento do caso. Fotografias também são fundamentais para uma análise mais cuidadosa. O uso de mockups, simulações em resina com o formato final do tratamento aplicado diretamente sobre os dentes, são utilizados nas duas técnicas para situações antecipadas de efeitos do tipo antes e depois com lentes de contato dental, ou antes e depois com facetas em porcelana.

As indicações para lentes de contato dental estão restritas a fechamento de espaços, pequenas correções em dentes tortos e mal posicionados ou readequação estética de detalhes como contornos e comprimento. Já as indicações para facetas em porcelana são correções marcantes e intensas em dentes mal posicionados, harmonização de dentes com diferença de coloração e redefinição profunda da forma e cor do sorriso.

Colaboração: Dr. Wagner Destéfano

Cirurgião Dentista – CRO 10637

Compartilhe: