Interessados em vagas para a Educação Infantil devem efetuar recadastramento


Atualização de dados resultará no primeiro chamamento de novos alunos em 2019, bem como na preparação para a Central Única

A partir desta segunda-feira (29), em Cianorte e nos distritos de São Lourenço e Vidigal, começa o período para que as famílias a espera de vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), que já possuem inscrição em quaisquer das unidades, façam o recadastramento. A medida é necessária para o levantamento da real demanda, visto que algumas crianças possuem registro em mais de uma, e resultará na listagem para o primeiro chamamento de novos alunos em 2019, bem como na preparação para a Central Única de Vagas.

O atendimento é presencial e ocorre em todos os CMEIS, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, até o dia 14 de novembro. Os documentos necessários e obrigatórios são: Certidão de Nascimento, Carteira de Vacinação e cartão do SUS da criança (originais e xerox); RG e CPF do responsável (original e xerox); e comprovante de residência (talão da Copel recente).

“É importante que a família faça o recadastramento em apenas um CMEI. A atualização será dos dados, sendo mantida a data de preenchimento da primeira ficha, ou seja, será contabilizado o tempo de espera desde a primeira solicitação por vaga, que servirá para a ordem de classificação nas listagens. Os chamamentos começam no início do ano letivo de 2019”, explica a assessora da Educação Infantil, Valquíria Charles.

Segundo a secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Neuza Casassa, a ficha de recadastramento já segue o padrão que será implantado com a Central Única de Vagas, no qual a família aponta quatro sugestões de local e/ou turno de atendimento. “Isso evita que os pais, na ânsia por uma vaga, façam a inscrição em mais de um CMEI e permite que Administração Municipal tenha conhecimento do número exato de crianças que necessitam do serviço”, destaca.

CENTRAL ÚNICA DE VAGAS

A partir do ano letivo que vem, a gestão de vagas para a Educação Infantil em Cianorte será otimizada. A Prefeitura publicou, na última quinta-feira (25), o Decreto Nº 148/2018, que regulamenta a Lei N° 4.974/2018, de divulgação das listagens de fila de espera para os CMEIs; e instituí a Central Única de Vagas, como o setor responsável pelo gerenciamento dos pedidos de ingresso para crianças com idade dos quatro meses aos três anos. O órgão será instalado na sede da Divisão Municipal de Educação Infantil e passará a funcionar a partir de 1º de fevereiro de 2019. Com isso, os pais ou responsáveis poderão acompanhar a sua posição na lista de espera, pelo site do Município.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Cianorte

Compartilhe: