Inscrições para cursos técnicos terminam na segunda


Estão abertas até segunda-feira (19) as inscrições para os 54 cursos técnicos e o Curso de Formação de Docentes da Secretaria da Educação do Paraná. São 26,8 mil vagas disponíveis em 183 municípios. Os cursos são totalmente gratuitos e as aulas começam em 14 de fevereiro de 2019.

Os interessados devem procurar as instituições de ensino que ofertam os cursos, levando original e cópia do RG, CPF e histórico escolar ou declaração de conclusão de curso/ensino ou de aluno em curso, Declaração de Vacinação para alunos menores de 18 anos, além de comprovante de renda familiar e, no caso de bolsistas da rede particular, uma declaração emitida pela instituição de ensino.

De acordo com a chefe do Departamento de Educação e Trabalho da Secretaria da Educação, Candida de Carvalho Junqueira, alguns cursos, como o técnico em administração e o técnico em informática, possuem um mercado de trabalho amplo, com vagas em várias regiões do Estado, e perspectiva de crescimento. “Mas também temos uma oferta variada de cursos profissionalizantes voltados para a realidade econômica de localidades específicas”, explica.

Os cursos técnicos são ofertados em duas modalidades: integrados, combinando disciplinas técnicas e disciplinas da base comum (Língua Portuguesa, Matemática, Arte, etc) ao longo de quatro anos, e disponíveis para alunos que concluíram somente o ensino fundamental; e subsequentes, em que estudantes que já concluíram o ensino médio podem cursar apenas as disciplinas técnicas, com duração de um a dois anos, de acordo com o curso.

O curso de Formação de Docentes, antigamente conhecido como Magistério, é um curso profissionalizante que forma professores para atuar na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Com duração de quatro anos, é integrado ao ensino médio e está disponível para quem concluiu somente o ensino fundamental.

Atualmente estão matriculados 25.615 estudantes nos cursos técnicos integrados, 28.459 nos cursos técnicos subsequentes e 16.278 no Curso de Formação de Docentes, somando mais de 70 mil pessoas cursando a educação profissionalizante na rede estadual do Paraná.

INSCRIÇÕES

Algumas instituições de ensino e os Centros Estaduais de Educação Profissional (CEEPs), Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola (Ceepa), Colégios Agrícolas Estaduais (CAEs) e Centro Estadual Florestal de Educação Profissional (Cefep), realizam inscrições online, diretamente na página de cada instituição. Nas demais as inscrições devem ser feitas presencialmente.

Caso o número de inscritos ultrapasse o número de vagas, os candidatos participam de um processo classificatório, que segue critérios sociais e técnicos.

A instituição de ensino deve organizar uma palestra e oferecer aos candidatos informações acerca do currículo do curso escolhido e perfil do profissional certificado. O interessado é informado no ato da inscrição a data e o local da atividade.

Confira a relação dos municípios, estabelecimentos de ensino e cursos técnicos.

Veja também a relação dos colégios com Formação de Docentes.

ENCCEJA

Participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para Ensino Médio que obtiveram nota mínima nas quatro áreas de conhecimento e na redação podem se inscrever nos cursos técnicos subsequentes, apresentando Boletim de Desempenho impresso, além dos demais documentos normalmente exigidos.

Quem fez o Encceja apenas nas áreas que precisava para concluir o Ensino Médio também pode fazer a inscrição, mas deve apresentar documentação que comprove a conclusão das demais disciplinas, como resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até 2016, declaração de proficiência em edições anteriores do Encceja ou dos Exames da EJA Online da Secretaria da Educação do Paraná, ou resultados da Educação de Jovens e Adultos cursada regularmente.

Os resultados do Encceja 2018 para o Ensino Médio foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), uma autarquia do Ministério da Educação, na segunda-feira (12) e podem ser consultados AQUI.

OPORTUNIDADES DE EMPREGO E ESTÁGIO

Os cursos profissionalizantes são uma porta de entrada para o mercado de trabalho para muitos estudantes. Os profissionais formados no curso técnico em Logística, por exemplo, encontram vagas em empresas e indústrias de vários setores.

“Temos indústrias grandes na área automobilística em São José dos Pinhais, e muitas empresas que prestam serviços terceirizados a elas. Todas trazem oportunidades para nossos estudantes do curso técnico em Logística”, explica Isaías Evangelista, coordenador de curso do Colégio Estadual Costa Viana, em São José dos Pinhais.

De acordo com ele, empresas entram em contato com o colégio procurando indicações de estudantes ou profissionais da área, com oferta de emprego ou estágio. “Estudantes também já conseguiram vagas durante visitas técnicas a empresas, já tivemos um gerente de empresa oferecendo vagas para nossos alunos durante um evento no colégio, enquanto fazia sua apresentação. Sempre aconselho os estudantes a carregarem seus currículos consigo o tempo todo”, diz Isaías.

Colégio Estadual Costa Viana está com inscrições abertas para os cursos técnico em Administração (integrado e subsequente), técnico em Logística (integrado e subsequente), técnico em Recursos Humanos (subsequente), e o Curso de Formação de Docentes.

Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná

Compartilhe: