Inscrições para cursos técnicos terminam na quinta-feira

CEEP Curitiba - Centro Estadual de Educao Profissional de Curitiba, novos equipamentos para os laboratorios. 26-11-13. Foto: Hedeson Alves

As inscrições para os cursos técnicos da Secretaria de Estado da Educação para o segundo semestre de 2018 encerram na quinta-feira (21). São 58 cursos com duração de um a dois anos, oferecidos na modalidade subsequente, ou seja, para quem já concluiu o ensino médio. Eles são totalmente gratuitos e ofertados em colégios e centros de educação profissional da rede pública estadual.

Os cursos estão disponíveis em 184 municípios paranaenses. Confira os cursos e os locais onde são oferecidos.

Temos uma ampla gama de cursos profissionalizantes na rede estadual, ofertados gratuitamente para que os nossos estudantes tenham a oportunidade de obter uma formação profissional de qualidade, além de ampliar as possibilidades de emprego e renda”, explica a chefe do Departamento de Educação e Trabalho da Secretaria da Educação, Candida de Carvalho Junqueira.

Para os interessados em estudar nos Centros Estaduais de Educação Profissional (Ceeps), Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola (Ceepa), Colégios Agrícolas Estaduais (CAEs) e Centro Estadual Florestal de Educação Profissional (Cefep), as inscrições podem ser feitas online, na página de cada instituição de ensino, ou presencialmente.

A instituição de ensino deverá organizar uma palestra e oferecer aos candidatos informações acerca do currículo do curso escolhido e do perfil do profissional. O candidato será informado no ato da inscrição a data e local da atividade.

INSCRIÇÕES

Nos demais colégios as inscrições devem ser feitas diretamente nos estabelecimentos que ofertam o curso pretendido. O candidato deve entregar a Ficha de Inscrição e a Ficha de Pontuação preenchidas, disponíveis na Orientação Conjunta n.º 01/2018; fotocópia e original do RG e CPF; fotocópia e original do histórico escolar ou declaração de conclusão de curso/ensino; declaração emitida pela instituição de ensino para aluno bolsista; termo de ciência do estágio obrigatório preenchido, quando existir estágio no curso; comprovante de renda familiar.

As instituições de ensino devem atender os critérios estabelecidos na orientação conjunta nº 01/2018, que inclui cada turma ter entre 35 e 40 alunos, possuir espaço físico disponível para as atividades e professores habilitados na área. As aulas começam em 30 de julho.

A Secretaria da Educação também oferta o Proeja, educação profissional na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), para quem já concluiu o ensino fundamental e tem mais de 18 anos, com duração de três anos; e Especialização Técnica de Nível Médio, para quem concluiu o curso técnico vinculado, com duração de seis meses a um ano.

Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná

Compartilhe: