IMPORTÂNCIA DA ESCOVAÇÃO DENTAL NOTURNA

Desde que a OMS – Organização Mundial de Saúde decretou pandemia mundial por conta do Coronavírus, a população alterou a rotina e redobrou a higiene de forma geral. Nesse contexto, é importante ressaltar que as pessoas devem ficar ainda mais atentas à higiene bucal, tendo em vista que ela é fundamental para a manutenção da saúde geral.

Para falarmos desse assunto a pergunta inicial seria: O que significa a higiene bucal para você? Uma obrigação ou um momento de cuidar da sua saúde oral? Sabemos perfeitamente que as pessoas têm opiniões diferentes sobre o assunto, mas a verdade é que este hábito precisa ser visto como um ritual para a saúde da boca e de todo o organismo.

Se você tem o hábito de não escovar os dentes antes de dormir, saiba o que acontece na boca durante uma longa noite de sono: Em resumo, o fluxo salivar cai sensivelmente e as bactérias encontram um ambiente propício para agir, onde começa a ser produzido um ácido que desmineraliza o esmalte de seus dentes e provoca cárie, doenças na gengiva e mau hálito.

Considerando que uma noite bem dormida tem em média oito horas, as bactérias têm bastante tempo para prejudicar a saúde da sua boca. É por isso que, ao deixar de escovar os dentes antes de dormir, acordamos com um gosto ruim, o hálito fica mais forte e ao passar a língua pelos dentes e gengivas é possível sentir uma camada espessa e grossa, que nada mais é do que o acúmulo de placa bacteriana

A escovação noturna inclui passar o fio dental, escovar os dentes e limpar a língua com a própria cerda da escova ou limpador de língua e, por último, usar enxaguante bucal quando indicado pelo dentista.

Outro ponto é que o flúor do creme dental se mantém por mais tempo nos dentes durante a noite. A última escovação é a mais importante de todas, pois o conjunto de ações mecânicas de uso do fio dental e escova com creme dental fluoretado, diminui o índice das bactérias no período noturno por um tempo prolongado, pois a boca fica com menor índice de bactérias agressivas.

Há também uma dúvida bastante frequente por parte dos pacientes, quanto a escovar os dentes antes ou após o café da manhã. É indicado escovar os dentes ao acordar para que sejam eliminadas as bactérias que se multiplicam na boca durante o sono, pois ao dormir o fluxo salivar diminui e a saliva não “limpa” os dentes. Muitos não gostam de escovar os dentes antes do café, porque isso altera o sabor dos alimentos, se comidos imediatamente após. Então você pode fazer um bochecho com água e escovar sem a pasta. Mas se caso tiver que optar por uma escovação apenas, é melhor que escove após o café da manhã.

Portanto, escovar os dentes antes de dormir tem maior resultado na redução da cárie, pois o uso de creme dental fluoretado no período noturno resulta em maior redução da progressão de cárie em comparação com a escovação matinal. Esse efeito pode ser explicado pela capacidade do flúor de repor os minerais perdidos pelo dente durante o dia quando são expostos a açúcares fermentáveis.

No entanto, a higiene bucal apenas antes de dormir não garante uma boa saúde bucal, afinal, todas as escovações são muito importantes e insubstituíveis, pois temos que escovar pelo menos 3 vezes por dia, após as principais refeições.

Colaboração: Dr. Wagner Destéfano

Cirurgião Dentista – CRO 10637

Compartilhe: