Iluminação verde do Palácio Iguaçu lembra a Semana da Pessoa com Esquizofrenia

O Palácio Iguaçu, sede do Governo do Paraná, está iluminado de verde. A cor é uma lembrança da importância da conscientização da sociedade sobre a esquizofrenia e da necessidade de combater o preconceito contra a doença.

O período de 20 a 27 de maio marca o dia Dia e Semana da Pessoa com Esquizofrenia e diversas ações nesse sentido estão acontecendo em todo o Estado. A semana integra o Calendário Oficial de Eventos do Estado e serve como alerta para estimular o conhecimento sobre o assunto.

No Paraná, há uma lei específica sobre o tema: a lei estadual 19.824/2019, sancionada no dia 21 de março daquele ano pelo governado Carlos Massa Ratinho Junior, instituiu a última semana de maio para promoção de ações e de orientações sobre esse distúrbio.

A esquizofrenia é uma doença mental que afeta a maneira como a pessoa pensa e percebe o mundo. Um dos sintomas mais frequentes é a psicose, com alucinações e delírios. Estima-se que cerca de 2 milhões de brasileiros tenham esta doença.

O diagnóstico não pode ser feito com nenhum teste de laboratório, mas é realizado a partir da análise clínica e comportamental, e envolve entrevistas com os pacientes e familiares.

Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná

Compartilhe:
Banner Edplants, Acesse