Iluminação pública de Cianorte é alvo de furto e vandalismo

iluminacaoApós dias de preparação, estava tudo pronto para a primeira noite do Natal da Família em frente ao Provopar, na última quinta-feira (07). No entanto, ao pôr do sol, as luzes não acenderam. O mesmo aconteceu com a decoração recém-instalada na Praça Moraes de Barros. O motivo? Atos de vandalismo danificaram a rede elétrica. Além dos transtornos aos organizadores do evento, à empresa contratada por licitação para o adorno natalino e à população, os estragos não pararam por aí.

Na sexta-feira (08), a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano teve de lidar com a depredação em dois locais. No primeiro, a pista de caminhada do Jardim Asa Branca, a iluminação pública teve mangueiras para passagem de fiação arrancadas do solo, fios de cobre furtados e postes ornamentais entortados. Já nos Seis Conjuntos, refletores e fiação foram saqueados do campo de futebol suíço. Somados, os danos nos quatro locais representam um prejuízo de R$ 20 mil, parte aos cofres públicos e outra parcela à empresa licitada.

Diante das ações criminosas, a Prefeitura acionou a polícia e iniciou os reparos prontamente, além de registrar boletins de ocorrência na Delegacia Civil. “O vandalismo tem consequências que vão muito além dos prejuízos financeiros e do retrabalho. No caso da iluminação pública, a escuridão acaba gerando insegurança e outros transtornos. Já na decoração, compromete a programação estabelecida para o período e o lazer das famílias. Em ambos os casos, quem paga é a população, que contribui com os impostos e, devido às condutas ilícitas de alguns, fica impedida de usufruir do bem público”, destacou a chefe da Divisão de Cultura e membro da comissão organizadora do Natal da Família, Silvana Camargo.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Nelson Magron Júnior, o fornecimento de energia já foi reestabelecido. “Providenciamos as substituições necessárias e, com o apoio da Copel, foram feitas as ligações. Agora, contamos com o auxílio da força policial e de todos os cianortenses para coibir ações como essas. Infelizmente, essa não é a primeira vez que a cidade sofre com esse tipo de dano. Por isso, temos que intensificar o combate. Pedimos para que cada cidadão atue como um agente fiscalizador, zelando pelo bem público e denunciando atos de vandalismo”, salientou. (Fonte: ASCOM PMC)

iluminacao-montagem

Compartilhe: