IAP capacita para uso do Sistema de Cadastro Ambiental Rural

Técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) promovem até esta quinta-feira (22), em Curitiba, a 5ª capacitação do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar). Durante três dias, o evento reúne representantes dos 21 escritórios regionais do IAP para orientações sobre as ferramentas de análise do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Investir em capacitação e treinamento de forma continuada proporciona níveis adequados de qualidade e melhora a performance dos servidores públicos ao sistema”, disse o diretor de Restauração e Monitoramento Florestal do IAP, Francelo Mognon.

O treinamento foi ministrado por técnicos do IAP e da Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc), da Universidade de Lavras (MG), que dá suporte e apoio técnico ao Estado e ao Serviço Florestal Brasileiro (SFB), órgão Federal responsável pelo Sicar vinculado ao Ministério de Meio Ambiente.

A capacitação abordou o contexto do CAR e as competências do gerente operacional, que incluem a validação das análises, notificações, emissão de 2ª via de recibos do CAR, cancelamento e suspensão. Também foram passadas orientações sobre os módulos de análise do Sicar – central do proprietário/possuidor, monitoramento e consulta pública – para eficácia no gerenciamento operacional das propriedades na região correspondente.

O evento é uma oportunidade de mostrar os aperfeiçoamentos no sistema como, por exemplo, a possibilidade de automatização das análises do CAR” destaca Mognon.

De acordo com ele, no Paraná mais de 99% dos proprietários de imóveis já aderiram ao CAR e o grande desafio será o monitoramento ambiental. A etapa atual é a análise do cadastro, seguida a implantação do Programa de Regularização Ambiental (PRA) e, por último, o módulo de monitoramento da área.

CAR

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, instituído pela Lei Federal nº 12.651/12. O Paraná possui 433 mil imóveis rurais com Cadastro Ambiental Rural (CAR) e que estão registrados no Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), correspondendo a 16.690.768 hectares).

Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná

Compartilhe: