HARMONIZAÇÃO OROFACIAL: A BELEZA ALÉM DO SORRISO

É preciso lembrar que harmonizar uma face, não significa fazer uma aplicação de toxina botulínica, ou um preenchedor. Harmonizar a face é muito mais que isso, é um conjunto de fatores, incluindo principalmente a harmonização do sorriso. Cada paciente é único e apresenta características e face igualmente únicas. Portanto, não existe uma receita pronta a seguir, apenas alguns protocolos que auxiliam na melhoria do tratamento. Quando o paciente chega ao consultório, é necessário ouvir as suas dores e aquilo que ele deseja melhorar para então dar início à análise e diagnóstico.

A Odontologia é uma grande aliada, não apenas no restabelecimento da função mastigatória e bem-estar, mas, principalmente, na busca por um sorriso em harmonia com uma face equilibrada, o que é definido como beleza e jovialidade. Saúde, função, beleza, rejuvenescimento, harmonia e bem-estar são os pedidos dos pacientes que vão além do sorriso.

A harmonização orofacial atua naquele possível desequilíbrio facial, utilizando-se de procedimentos e produtos, já existentes, como toxina botulínica, preenchedores, bichectomia, ácido deoxicólico, fios de sustentação, derivados sanguíneos, microagulhamento, para devolver a harmonia perdida da face.

Se você estiver com os dentes perfeitos, mas, os lábios caídos, o olhar triste ou as rugas proeminentes, escondendo toda a beleza presente, o conjunto como um todo não estará em harmonia. O conceito de Harmonização Orofacial diz respeito ao conjunto de procedimentos responsáveis pelo equilíbrio estético e funcional da face.

Estudos demonstram que tratamentos modernos e cada vez mais promissores trazem possibilidades de atingir equilíbrio e simetria da face, além de resolver questões funcionais, como a dor e a disfunção mastigatória, amenizar o envelhecimento e oferecer qualidade de vida. Entre eles, pode-se reconhecer o uso da toxina botulínica, dos preenchimentos, e todos os produtos e terapias para devolver a harmonia e bem-estar do paciente.

Provavelmente o produto mais conhecido pela população seja a toxina botulínica, mais conhecida como Botox, que é uma neurotoxina que bloqueia a condução do estímulo nervoso, diminuindo o potencial de contração muscular pela inibição da ação da acetilcolina. Em Odontologia, ela é utilizada de forma segura e bem tolerada em dores musculares crônicas, bruxismo, diminuição do sorriso gengival, correção de assimetrias dos músculos associados ao sorrir, além da expressão facial.

Já os materiais de preenchimento orofacial têm diversas aplicações no ambiente oral e extra oral. São usados para aumentar o volume interdental, consequentemente reduzindo black space (buraco negro) periodontais, para suavizar linhas de expressão, especialmente ao redor dos lábios e harmonizar a face como um todo.

A Odontologia Estética na Harmonização Facial vem atender a ansiedade e a expectativa das pessoas que buscam um ganho estético facial mais amplo, onde os dentes complementam o sorriso que completam o rosto, como um todo, a partir de uma visão mais aprofundada da face na busca de um equilíbrio funcional e estético integrado.

Compartilhe:
Banner Edplants, Acesse