Governo divulga selecionados para capacitação do Programa Prime

O Governo do Estado, por meio da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, divulgou nesta última terça-feira (13/04) o resultado da 1ª edição do Programa de Apoio à Propriedade Intelectual com Foco no Mercado (Prime). O projeto conta com parceria da Fundação Araucária e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR).

Na primeira edição foram selecionados 21 projetos nas sete universidades estaduais. O objetivo do Prime é contribuir com o desenvolvimento econômico e social de todo o Estado a partir da transferência dos resultados das pesquisas acadêmicas realizadas nas universidades estaduais para o mercado.

A iniciativa está voltada para pesquisadores e titulares de patente. Os profissionais selecionados receberão apoio para viabilizar a sua invenção. Trata-se de um projeto que irá incentivar a cultura empreendedora no ambiente acadêmico.

Para o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, o programa incentiva a criação de empresas inovadoras, fomentando a cultura empreendedora na comunidade universitária. “Queremos estimular novas habilidades e competências empreendedoras nas universidades estaduais, adotando o empreendedorismo como estratégia de negócio, para apoiar novas soluções tecnológicas no território paranaense”, afirma.

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) foi a que mais teve projetos aprovados, oito no total. A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) aparece em seguida com cinco propostas selecionadas e a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) teve quatro propostas aprovadas.

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) também participou da seletiva e contou com dois projetos aprovados. A Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Universidade Estadual de Maringá (UEM) tiveram um projeto selecionado cada.

Após a aprovação, os projetos receberão mentoria e acompanhamento, passando por fases classificatórias (viabilidade, mercado, demo day e pré-aceleração), conforme os critérios de julgamento estabelecidos em edital.

AULA INAUGURAL

Na próxima segunda-feira (19) será realizada uma cerimônia online para recepcionar os aprovados. Logo após os participantes terão o 1º Workshop do Prime. A cerimônia e o primeiro workshop serão abertos para o público geral. Link de acessoAQUI.

Confira o resultado e classificados:

UNIOESTE

Affonso Celso Gonçalves Junior

Ana Paula Sone

Andy Avimael Saavedra Mendoza

Benhurt Gongora

Camilo Freddy Mendoza Morejon

Letícia Picoli

Luciana Oliveira de Fariña

Suzana Bender

UENP

André Luís Andrade Menolli

Antônio Paulo Portugal

Eder Paulo Fagan

Luis Guilherme Sachs

Mayra Costa da Cruz Gallo de Carvalho

UNICENTRO

André Lazarin Gallina

Camila Rickli

Carlos Ricardo Maneck Malfatti

Valdirlei Fernandes Freitas

UNESPAR

Fernando Henrique Lermen

Daniel Jose Kmita

UEL

Admilton Gonçalves de Oliveira Junior

UEM

Rogerio dos Santos Maniezzo

Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná

Compartilhe:
Banner Edplants, Acesse