Governador Beto Richa recebe os novos delegados

 

delegados02Os novos delegados da Polícia Civil, que concluíram o curso de formação técnico profissional, foram recebidos pelo governador Beto Richa hoje (1) e enfatizaram seu trabalho no fortalecimento da corporação e os investimentos em segurança pública. Eles fizeram uma homenagem a Richa. “Reconhecemos o esforço do Governo do Estado na contratação dos novos delegados. A medida é fundamental para que haja constante oxigenação e aprimoramento do efetivo policial”, disse o novo delegado Renan Ferreira, de Curitiba, que falou em nome dos colegas.

O governador reafirmou seu compromisso de investir e valorizar os servidores da segurança pública. “Apesar das dificuldades financeiras, não medimos esforços para nomear os novos delegados, que são extremamente qualificados para exercer a função de proteger as famílias paranaenses. Com as contratações, toda comarca do Paraná terá a partir de agora um delegado”, ressaltou ele.

Aprovados em concurso público e nomeados pelo governador em fevereiro, os novos profissionais irão reforçar 50 comarcas do interior e, também, unidades especializadas, como delegacias da mulher. “O planejamento tem sido a marca do governo Beto Richa e, portanto, deve ser enaltecido pelo comprometimento com a sociedade”, afirmou Renan Ferreira. Nos últimos cinco anos e meio foram nomeados, ao todo, 136 delegados.

CONTRATAÇÃO – De todo o efetivo da Polícia Civil – hoje formado por 4,8 mil profissionais – 40% foram contratados na gestão do governador Beto Richa – 1,7 mil delegados, escrivães e investigadores.

“Esse número, além de expressivo, quando analisado em conjunto com todas as medidas relacionadas à Segurança Pública, não deixa dúvidas de que a atual gestão proporcionou à Polícia Civil uma situação mais confortável e digna de reconhecimento pelas suas ações no combate ao crime”, afirmou Ferreira.

Ele destacou a situação financeira privilegiada do Estado. “É inegável que o Brasil hoje enfrenta sua maior crise política e financeira, porém, o Estado do Paraná, neste Governo, superando as adversidades e sempre aberto ao diálogo, contratou inúmeros agentes de segurança pública”, defendeu.

AVANÇOS – O governador destacou avanços conquistados pela categoria nos últimos anos, como a implantação do subsídio, que aumentou o salário dos policiais civis. “Nosso governo entende que o sucesso da segurança pública passa por um servidor qualificado e bem equipado”, afirmou.

O secretário de Segurança Pública, Wagner Mesquita, também foi homenageado. Ele agradeceu o empenho dos novos delegados e destacou a redução de 26% no número de homicídios em todo o Estado. “O Paraná tem avançado e precisamos do empenho de todos os delegados para continuar nesse caminho. Os novos delegados serão fundamentais no reforço do combate de crime especializados, principalmente, no Interior”, afirmou.

Ele disse que um dos desafios da área é acabar com presos em delegacias. Para isso, uma parceria com o governo federal prevê a construção e reforma de 14 novos presídios.

Já o delegado-geral da Polícia Civil, Julio Cezar dos Reis, destacou o reforço dos novos profissionais para as Delegacias da Mulher e os critérios para distribuição dos formandos pelas delegacias. “Respeitaremos o resultado da colocação no concurso público para a escolha de cada delegado para as unidades policiais”, afirmou ele.

A formatura dos delegados ocorre nesta sexta-feira (3) e as portarias com as designações de cada um, bem como o início dos trabalhos, deve acontecer nas próximas semanas.

CONTRATAÇÕES – Nos últimos cinco anos e meio o Governo do Estado contratou mais de 10 mil profissionais para a Segurança Pública do Paraná. O reforço no contingente das polícias Civil e Militar integra as ações do Paraná Seguro, o maior investimento em segurança pública da história do Paraná. Também foram compradas 1,5 mil novas viaturas e equipamentos para a polícia e investiu em inteligência policial e reforçou a segurança nas áreas de fronteira. Além disso, são realizadas operações sistemáticas para combate ao crime, apreensão de drogas e prisão de traficantes.

PRESENÇAS – Participaram do encontro a secretário de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, os deputados estaduais Mauro Morais e Doutor Batista.

Texto e foto: Ascom SESP-PR

Compartilhe: