Formam-se os primeiros receptores de turismo religioso de Cianorte

Graduados devem contribuir no fortalecimento da identidade religiosa e no fomento da economia local

Cianorte, desde a última quarta-feira (18), conta com profissionais aptos a receber os visitantes que estão em busca de conhecer templos e manifestações de fé locais. Isto porque, graduaram-se os primeiros 26 receptores de turismo religioso do município. Eles participaram do curso ofertado pela Prefeitura em parceria com a Paraná Turismo, Retur, Sistema Fecomércio, SENAC/PR e CNBB/Pastoral do Turismo. Os certificados de conclusão foram entregues durante cerimônia, na Casa da Memória.

A capacitação gratuita contou com dez encontros que abordaram conhecimentos introdutórios do turismo, legislação aplicada, planejamento e organização, desenvolvimento sustentável, patrimônio religioso no turismo, eventos, prestações de serviços, o receptivo local (infraestrutura) e atrativos regionais. Além das aulas teóricas, atividades práticas também foram realizadas, com a montagem de uma rota e visitas a templos de Cianorte e de Lunardelli.

Fizemos questão de prestar apoio a esta formação, que envolveu todos os pontos necessários para uma boa recepção, por entendermos que se tratava de um passo importante para o fortalecimento desse segmento na nossa cidade. Possuímos um patrimônio rico em história e beleza, capaz de ser amplamente explorado e de movimentar a nossa economia”, salientou o secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Wanderley Fernandes.

Os alunos deixaram o curso com inúmeras iniciativas, dentre elas organizar excursões para conhecer os roteiros formulados e criar a Pastoral do Turismo nas igrejas em que elas ainda não existem. “Acreditamos que o turismo pode se tornar a 3ª maior fonte da economia de Cianorte”, comentou o padre Ivanil Pereira da Silva, que, na ocasião, além dos alunos representou o bispo Dom Frei João Mamede Filho.

Também prestigiaram a formatura dos receptores a coordenadora de Turismo, Angela Carvalho; o vereador Victor Hugo Davanço; e os representantes do Senac de Campo Mourão, Hyasmyne Manoela Sarubo, Reginaldo Inácio Coelho, Rubiana Costa e Matheus Mamede.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Cianorte

Compartilhe: