Flicia premia poetas e homenageia escritores

poetas2

O reconhecimento prestado aos escritores de Cianorte e Terra Boa por suas contribuições à literatura deu início à solenidade de premiação do V Concurso Municipal de Poesias que, realizada na noite de ontem (8), reuniu um público expressivo no auditório da Escola Técnica.

A cerimônia integra a programação da 1ª Festa Literária de Cianorte (FLICIA) e teve como objetivo incentivar novos talentos, bem como valorizar os que já possuem experiência e enobrecem a região.

Assim, foram homenageados, com uma lembrança da 1ª FLICIA e certificado de “Voto de Parabéns” da Câmara Municipal, 12 escritores locais, sendo eles os cianortenses Felipe Gutierres Machado Kepe, Franciele Macedo, Dr. Francisco Busto Moreno, Izaura Aparecida Tomaroli Varella, Julita de Lima, Juracy Brito de Andrade, Miguel Fecchio, Paulo Antonio Tertulino (foto abaixo), Rosilene Gonçalves Ardengui e Valdecir Mariano (Peninha), assim como as terraboenses Zulmira Aparecida Figueiroa e Fátima Braga Gusmão.

Posteriormente, houve a premiação dos vencedores do V Concurso Municipal de Poesias. O certame contou com as produções de 23 alunos dos 4º e 5º anos da rede municipal de ensino e teve como tema os Jogos Olímpicos. Todos os participantes, assim como os professores orientadores, receberam uma medalha de participação. Já os três primeiros colocados foram contemplados com troféu e tablet.

O primeiro lugar ficou com Flávio Rafael Mesquita, da Escola Jardim Aeroporto que, emocionado, efetuou a leitura de sua obra intitulada “As Olimpíadas”. Em segundo, Kevin Augusto Peixoto, da Escola Maria Montessori. E o terceiro lugar ficou com Vinícius de Almeida, aluno da Escola Dom João Bosco.

O prefeito de Cianorte, Claudemir Bongiorno, acompanhado pela primeira dama e presidente de honra do Provopar, Fátima, parabenizou a todos. “Ter o trabalho reconhecido representa muito na vida de uma pessoa. Tenho certeza de que esta noite ficará para sempre na memória, tanto dos alunos quanto dos escritores que aqui estão. Cianorte tem orgulho de contar com pessoas como vocês”, afirmou.

Neste sentido, o presidente da Câmara de Vereadores, Carlos “Dadá”, também efetuou elogios. “Nós, vereadores, não poderíamos deixar de provar nossa admiração aos que contribuem com a cultura de nossa cidade. Assim, aprovamos, por unanimidade, o Requerimento Nº 224/16, que presta o Voto de Parabéns a cada um. Desejamos muito sucesso a todos e que continuem trilhando na trajetória da literatura”, disse.

A chefe da Divisão de Cultura, Silvana Camargo, destacou a importância do Concurso de Poesias e da FLICIA como um todo. “Despertar a sensibilidade para a leitura e democratizar ainda mais o acesso aos livros. Estes são os nossos objetivos e, com muito trabalho e dedicação, estamos conseguindo alcançar. Obrigada a todos”, concluiu.

Texto e foto: Ascom Prefeitura de Cianorte

poetas1

Compartilhe: