FACETAS DE PORCELANA OU LENTE DE CONTATO DENTAL?

Tanto as facetas de porcelana quanto as lentes de contato dentais são um poderoso recurso para melhorar a estética do sorriso, por meio de mudanças no formato, cor e tamanho dos dentes, por isso, é uma das técnicas mais procuradas em nossa clinica por pacientes que buscam o sorriso perfeito.

A odontologia está evoluindo a cada dia, e na aérea da estética a todo momento chegam novidades, tanto para otimizar o tratamento quanto para preservar estruturas dentais. As cerâmicas, material usado para confeccionar as facetas e as lentes de contato dental, é um material altamente resistente e confiável para o recobrimento estético parcial ou total da superfície externa dos dentes.

A mais importante diferença entre lente de contato e faceta em porcelana é o fato de que as lentes de contato dental quase não necessitam de desgastes sobre na superfície externa dos dentes para a sua adaptação, ou, mínimo desgaste. As lentes de contato recobrem parte ou toda a superfície externa dos dentes, assim como as facetas.

É muito comum pacientes chegarem a nossa clinica querendo fazer lente de contato dental, no entanto, precisamos fazer uma avaliação criteriosa para indicar a lente, afinal em muitos casos isso não é possível, e nesse caso indicamos a faceta em porcelana. Dentes muito escurecidos, com muitas restaurações, muito desalinhados são contra-indicados para lente de contato dental.

As lentes de contato são mais finas que as facetas laminadas, apresentando mais ou menos 0,3 mm de espessura. Elas são utilizadas para corrigir defeitos, como dentes levemente amarelados, manchados, levemente desalinhados e fechamentos de diastema (abertura entre os dois dentes da frente)

Já as facetas são mais espessas e podem preencher espaços, alterar dentes escurecidos, corrigir formas e outros problemas estruturais dentários mais complexos. Para a aplicação da faceta é comum que haja a necessidade de fazer a remoção de parte do esmalte do dente, tornando o tratamento mais invasivo comparado à lente de contato.

As lentes de contato dental são indicadas para correções mais suaves para diversos tipos de detalhes cujas correções produzem resultados sensíveis. O número de tratamentos com as lentes de contato realizados em consultório são menores em comparação às facetas em porcelana, já que os pacientes que procuram por esses tratamentos normalmente apresentam problemas estéticos mais avançados.

Já facetas em porcelana representam as primeiras técnicas confiáveis para o recobrimento estético total da superfície externa dos dentes. Através dessa técnica a camada mais externa dos dentes, o esmalte, é levemente desgastado para adaptar as facetas em porcelana. Esses desgastes servem para conferir uniformidade à superfície do dente, corrigindo desde problemas de posicionamento até problemas de desarmonia, e de cor na estrutura dentária.

Em resumo, as indicações para as lentes de contato dental estão restritas a fechamento de espaços entre os dentes, pequenas correções de dentes mal posicionados na arcada ou readequação estética de detalhes como contornos e comprimentos. As indicações para as facetas em porcelana são muito maiores: correções marcantes de dentes mal posicionados, harmonização de dentes com diferença de coloração entre si e redefinição profunda da forma e cor do sorriso.

Colaboração: Dr. Wagner Destéfano

Cirurgião Dentista – CRO 10637

Compartilhe: