Expresso da Leitura volta a circular pelas escolas do município

Ônibus adaptado, que funciona como uma biblioteca itinerante, recebeu novo envelopamento e mais de 100 novas obras literárias

Esta segunda-feira (08), foi marcante para os mais de 530 alunos da Escola Municipal Castro Alves, em Cianorte. Isto porque, eles foram os primeiros a conferir a nova identidade visual do Expresso da Leitura, ônibus articulado que funciona como uma biblioteca itinerante e disponibiliza centenas de obras literárias interativas e adequadas para suas faixas etárias. O veículo, que é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação e Cultura,recebeu um novo envelopamento e mais 104 títulos em seu acervo. Nos próximos 15 dias, ele irá ‘rodar’ por todas as escolas municipais da cidade.

“Fizemos essa repaginação para que o Expresso se torne cada vez mais divertido e interessante para as crianças, lembrando que a sua finalidade é incentivar e despertar o prazer pela leitura”, explicou a secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Neusa Casassa, durante a primeira parada do veículo. Além das obras literárias, o articulado é equipado com ar condicionado, plataforma para cadeirante e mobiliário colorido e adaptado para as crianças. “É divertido estar no ônibus. Utilizamos o lúdico para gerar o interesse das crianças”, conclui.

“É uma satisfação acompanhar mais esta iniciativa desenvolvida pela Secretaria, principalmente ao comprovar o fascínio dos alunos ao estarem em contato com os livros. Investir na remodelação de um veículo como este é promover a educação e incentivar a cultura, e isso é fundamental para o desenvolvimento da nossa cidade”, comentou o vice-prefeito, Beto Nabhan, que na ocasião representou o prefeito Bongiorno. A vereadora Marcia; a diretora da Secretaria de Educação e Cultura, Zilda de Assis; a assessora educacional do Ensino Fundamental, Juliana Turetti; o chefe da Divisão de Transporte Escolar, Nivaldo Aparecido Ruiz; e as diretoras de Escolas Municipais também acompanharam a retomada das atividades.

Após este primeiro itinerário – de 15 dias – que abrange todas as escolas municipais, o veículo retorna à cada umas das instituições com mais tempo e expande sua atuação para os Centros Municipais de Educação Infantil. Além da leitura, em seu interior haverá contação de histórias, com Cláudia Fernandes Barros.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Cianorte

Compartilhe: