Ex-prefeito de Cianorte, Claudemir Romero Bongiorno falece devido a complicações da COVID-19

 

Com profunda tristeza recebemos a notícia do falecimento do nosso amigo, ex-prefeito de Cianorte, Claudemir Romero Bongiorno, aos 64 anos. Após o termino de seu mandato, em 2021, quando já voltava a dedicar-se à empresa, o ex-prefeito foi acometido pela Covid-19. Além de um grande amigo, perco um irmão e sócio da nossa empresa Avenorte. Bongiorno – como empresário e homem público – deixou sua marca e contribuição no desenvolvimento de Cianorte. Desejamos força a toda a família e aos queridos amigos.

À frente do Município, Bongiorno teve a responsabilidade de guiar Cianorte no enfrentamento à pandemia da Covid-19. Mesmo com a cidade sendo uma das primeiras do Paraná a apresentar casos da doença, a experiência e destreza do então prefeito o tornaram referência na construção de políticas públicas de enfrentamento, com grande aprovação popular.

“Perdemos um grande companheiro de caminhada. Juntos, traçamos uma parceria de sucesso, alavancando Cianorte como uma grande geradora de empregos. Bongiorno foi um gestor público de excelência, pensando e trabalhando sempre por aqueles que mais precisam. Nossa gratidão e respeito” – deputado estadual Jonas Guimarães.

HISTÓRIA

O empresário Claudemir Romero Bongiorno, 64 anos, é paranaense de Nova Esperança. Filho do casal Faustino Bongiorno e Rosa Romero Bongiorno, é o terceiro entre cinco irmãos. Em 1982 casou-se com Fátima do Nascimento, com quem teve três filhos: Hugo Leonardo, Bruna e Victor Rodrigo.

Iniciou sua carreira política como vereador, sendo eleito em 1996, 2000 e em 2004. Sua participação foi decisiva e presente, sempre atuando com firmeza e demonstrando garra e muita seriedade em suas posições.

Mas sua veia de empresário também falava alto. Tendo como sócios Luiz Camargo e os irmãos Edno e Jonas Guimarães, instalou em 1997 o aviário Avenorte, hoje a maior empresa de Cianorte, proporcionando mais de 2.600 empregos diretos e cerca de oito mil indiretos.

Ao assumir seu primeiro mandato como prefeito, mostrou-se bastante preocupado com as classes menos favorecidas, implantando programas sociais como o Teto Solidário, Água Solidária e Transporte Solidário, além de reestruturar a saúde do município e provocar uma transformação na área da segurança pública, grandes marcos de sua primeira gestão como prefeito.

Foi eleito pela Assembleia Legislativa do Paraná como o Gestor Público do Ano de 2013, prêmio conferido pelos ótimos resultados conquistados na assistência às pequenas agroindústrias. Seu comprometimento com todos os setores que interferem diretamente na qualidade de vida da população fizeram de Bongiorno uma das maiores lideranças políticas do noroeste do Paraná.

Em 2016 foi reeleito prefeito novamente e sua atuação lhe rendeu mais reconhecimentos, desta vez da Fomento Paraná, Conselho Federal de Administração e Tribunal de Justiça.

As crises política e econômica que assolaram o país, na sua segunda gestão, reduziram os repasses federais e estaduais e a arrecadação municipal, exigindo de Bongiorno, mais uma vez, astúcia para manter a qualidade dos serviços e programas ofertados à população, sem deixar de promover as obras planejadas.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Regional do Deputado Estadual Jonas Guimarães

Banner Edplants, Acesse