Evento presta homenagem aos pioneiros de Cianorte

Prefeitura enalteceu com medalhas o trabalho de 42 desbravadores que chegaram ao município até o ano de 1965

Uma noite repleta de emoção e saudosismo. Assim foi a solenidade organizada pela Prefeitura que prestou homenagem aos pioneiros de Cianorte, na última quarta-feira (18), no auditório da ACIC. Na oportunidade, os 42 desbravadores presentes receberam medalhas, em valorização à sua trajetória e trabalho, e reviveram memórias experenciadas durante os primeiros anos. A ocasião, que contribui para a preservação da história da cidade, integra as comemorações dos 65 anos da cidade.

Esta é uma ocasião que preparamos com um carinho especial, pois, além de resgatar a simplicidade das coisas da nossa terra, nos possibilita prestar o devido reconhecimento aos desbravadores, que vieram para cá apenas com a promessa de um futuro melhor e começaram a desenhar Cianorte em meio à mata, enfrentando dificuldades e dando o pontapé para a nossa trajetória de sucesso, trilhada com muito empreendedorismo”, destacou o prefeito Bongiorno.

Olhar para vocês é recordar do passado e do quanto se empenharam para que Cianorte se desenvolvesse e se transformasse no que é hoje: uma das melhores cidades para se viver no estado”, comentou o vice-prefeito, Beto Nabhan, que na ocasião representou o deputado estadual Jonas Guimarães. “Parabenizo a iniciativa desta homenagem mais do que merecida. Somos gratos pela bravura e determinação de cada descobridor”, comentou a representante da Câmara Municipal, Marcia Pereira, acompanhada do vereador Victor Hugo Davanço.

Ao valorizar os pioneiros, contribuímos para preservar e compreender a história do município. Assim, somos capazes de resignificar o presente, focando nos aspectos bons, e garantir passos de sucesso para o futuro. Só avança quem preserva e admira a sua história. Sendo assim, estendo meus parabéns a todos vocês, que, de maneira pertinente, estão sendo homenageados”, pontuou o deputado federal, Zeca Dirceu.

Na nossa cidade, temos o privilégio de contar com muitos pioneiros vivos que, por meio de suas memórias, nos presentearam no evento de hoje. Ficamos felizes com a presença de cada um e esperamos que estejamos aqui no ano que vem, novamente, para trazer à tona novas recordações”, apontou a chefe da Divisão de Cultura, Silvana Camargo. Esta foi a quarta vez que o evento aconteceu. A primeira foi em 2015, quando se instituiu o Dia Municipal do Pioneiro Cianortense, na mesma data do aniversário da cidade.

A cerimônia também contou com a presença da secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Neusa Casassa e demais autoridades locais, bem como dos familiares dos homenageados. Todos acompanharam a exibição de um minidocumentário, produzido pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura com exclusividade para a ocasião que, a partir das falas dos pioneiros, narrou a dinâmica do comércio na época da fundação. Em seguida, houve o relato do pioneiro, Basílio Szenczuk.

Vim para Cianorte construir uma máquina de café. Dentro de cinco anos, me tornei o empreiteiro da Igreja Matriz, que foi a segunda construção de concreto armado da cidade. Após isso, foram inúmeras as outras construções”, relatou Basílio. “A gente tem muita experiência e os mais novos, nem sempre aceitam isso, mas nós sabemos tudo que gente fez e o quanto lutamos”, concluiu.

Confira os homenageados:

Adão Antonio Do Nascimento; Antônio Gonçalves Campos; Antonio Ziliane; Aparecida do Neto Santos; Aparecida Fernandes Micheline; Arlindo Batista da Silva; Basilio Szenczuk; Cilecina Tereza da Silva; Daniel Francisco Sornas; Daniel Moreira; Dirceu de Camargo Gimenes; Dirceu Genesio Pieroli; Domingos Vela; Emilio Gimenes Neto; Fioravante Bosso; Idário Dos Santos Nunes; Ines Martines Ribeiro; João Zeferino Ribeiro; Judite Meneguim Nunez; João Barreto Costa; José da Penha dos Santos; José Lira Filho; Joana Antonia Lira; José Luciano Padilha Siqueira; José Moreira Alves; Leozino Micheline; Luiz Domingos dos Santos; Manoel Pinto Neto; Moacir Marques; Nair Malves de Moura; Nelson Magron; Odimir Aparecido Cescon; Ordalina Camargo do Nascimento; Oscar Luiz Silochi; Pedro Evangelista Gomes; Pascoal Ambrosio; Sabino Locatelli; Tieko Sasake Massaoka; Vicente Bento Silva; Waldir Gavioli; Waldir Gazarini; e Wilson Baragatti.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Cianorte

Compartilhe: