Evento celebra o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

“A pessoa com deficiência não precisa de ajuda, ela precisa de garantia de direitos”, com essa fala, a promotora de justiça, Fabiana Pimenta Soares, deu o tom ao evento que comemorou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, realizado na manhã desta quinta-feira (05), pela Prefeitura de Cianorte, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O encontro provocou uma reflexão sobre a necessidade de mobilização da sociedade na defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar das pessoas com deficiência.

Durante o evento, a promotora de justiça, Fabiana Pimenta Soares, falou sobre a efetivação dos direitos da pessoa com deficiência. Para ela, é necessário que toda a sociedade compreenda que além da necessidade de adequações na infraestrutura a fim de garantir a acessibilidade, também é necessário uma mudança de atitude visando inserir verdadeiramente as pessoas portadoras de deficiência na vida em sociedade.

“Acessibilidade não é só construir rampas, mas garantir acesso a essas rampas, que muitas vezes são bloqueadas por pessoas que estacionam carros, impedindo esse acesso”, lembrou a secretária municipal de Assistência Social, Marlene Bataglia, que na ocasião representou o prefeito Bongiorno.Já os representantes das pessoas com deficiência, Claudomiro Zeferino dos Santos e Maria Lucia Castilho, fizeram uma reflexão sobre as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência.

Também participaram a presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Vera Lucia Ranuci; o presidente da ADEFIC, Rodrigo Nicoline Dias; a presidente da APAE, Maria Regina Rocco Peroco; e o pedagogo Rodrigo Matias Teixeira, que fez uma apresentação cultural com adolescentes atendidos no CAPS Infantil.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Cianorte

Compartilhe:
Banner Edplants, Acesse