Escolas da rede estadual preparam alunos para o Enem

curso

Faltam apenas duas semanas para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para que os estudantes do 3º ano tenham acesso a todos os conteúdos necessários para fazer uma boa prova, as escolas da rede estadual de ensino oferecem aulas extras no contraturno escolar.

O objetivo é evitar que os alunos sejam prejudicados pela alteração no calendário escolar, necessária em função das greves dos professores no primeiro semestre.

Para auxiliar o trabalho dos educadores nas escolas, a Secretaria de Estado da Educação conta com simulados online e impressos, além de vídeoaulas elaboradas por professores da rede estadual de ensino. “Essas ferramentas adicionais darão suporte para que os estudantes realizem uma boa prova”, disse a superintendente da Educação, Fabiana Campos.

“Optei por trabalhar com essas ferramentas para ampliar o leque de informações e facilitar a preparação dos alunos. Além disso, essas atividades diferenciadas estimulam o gosto pelo estudo, como as vídeoaulas, que eles continuam assistindo e estudando em casa”, explicou a professora em São José dos Pinhais, Kely Pereira de Almeida Negrão.

As ações são desenvolvidas no laboratório de informática da escola e durante cerca de uma hora os estudantes revisam os conteúdos e tiram dúvidas. “Ajuda bastante a relembrar os conteúdos vistos anteriormente”, disse o aluno Argeu Sianchi Junior, 17 anos, do 3° ano do ensino médio.

Além de incrementar a rotina da sala de aula, a atividade incentiva os estudantes a utilizarem novas mídias – celulares e tablets – como fontes de pesquisas acadêmicas. “Quando o aluno tem alguma dúvida específica sobre o conteúdo trabalhado na aula, basta levantar a mão. Assim podemos tirar todas as dúvidas individualmente e não fica cansativo. As explicações são focadas no assunto”, contou a aluna Milena do Nascimento Daniel, 17 anos, do 3° ano do ensino médio.

Para reforçar os conteúdos trabalhados em sala, o Núcleo Regional de Educação de Curitiba oferece aulas preparatórias em 21 e 22 de outubro aos estudantes que vão participar do Enem. São 1,6 mil vagas para os dois dias, destinadas apenas a escolas da Capital.

NÃO ESQUEÇA – As provas do Enem serão realizadas em 24 e 25 de outubro. No primeiro dia serão aplicadas questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciência da Natureza e suas Tecnologias. O segundo dia será dedicado a questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação, Matemática e suas Tecnologias.

Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. As provas começam às 13h30. A pontuação no exame pode ser usada pelos candidatos em programas como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para vagas em universidade públicas, e Programa Universidade para Todos (ProUni), para vagas em instituições particulares. O Enem também classifica os melhores candidatos para bolsas de intercâmbio através do programa Ciências sem Fronteira e contratos com o Financiamento Estudantil (Fies).

Texto e foto: AE-PR

Banner Edplants, Acesse

Be the first to comment on "Escolas da rede estadual preparam alunos para o Enem"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*