Escola Municipal Cecília Sato visita a Câmara Municipal

Nesta quinta-feira (13), 39 alunos dos 4º anos A e B – acompanhados, respectivamente, das professoras Lorraine de Rezende Raimundini e Valeria de Fatima Cabreira Marangon Reis, bem como do professor de Educação Física, José Luiz Sardeto – tiveram uma manhã diferente, pois além de conhecer as dependências e o funcionamento da sede do Poder Legislativo Municipal, compreenderam – através de perguntas – o papel e a importância do trabalho dos vereadores. A fim de prestigiar a visita, estiveram presentes os vereadores Marcia Pereira, Santina Buzo, Silvio Fernandes (Silvio do Pátio) e Victor Hugo Davanço.

Na oportunidade, os vereadores responderem diversas perguntas dos alunos e dos professores da escola. Dentre as perguntas que se destacaram, estão: quais os tipos de sessões e qual sua função. “Ao todo, existem cinco tipos:  a preparatória (são as que precedem a instalação da legislatura, a cada quatro anos); a ordinária (realizada todas as segundas-feiras, às 19h); a secreta (quando ocorrer motivo extremamente relevante); a extraordinária (realizada em dia diferente das sessões ordinárias – mediante convocação, para apreciação de matérias em ordem do dia pré-fixadas) e a solene (para dar posse ao prefeito e vice-prefeito e para marcar comemorações ou prestar homenagens). O vereador é o porta-voz das demandas de uma cidade, ou seja, nosso papel é de fiscalizar a cidade e o executivo, além de receber as sugestões dos moradores para uma indicação; questionar um problema, cobrar uma solução ou solicitar recursos através de um requerimento; ou propor um projeto de lei”, pontuaram os vereadores presentes, que explicaram também como funciona os trabalhos do Legislativo Municipal para os estudantes, os quais muitos querem ser prefeitos ou vereadores.

“Queremos agradecer a visita, pois ela contribuirá para o enriquecimento curricular dos alunos no conteúdo trabalhado: os três poderes e sua importância para a sociedade”, finalizam os professores.

Fonte: Diego Fernando Laska – Assessoria de Comunicação Social da Câmara Municipal de Cianorte

Compartilhe: