Equipe de Rondon participa de oficina sobre novo financiamento da atenção primária

No dia 27 de janeiro foi realizado no auditório da 13ª Regional de Saúde em Cianorte, com os Municípios de Rondon e Cidade Gaúcha, Oficina sobre o novo financiamento da atenção primária. Participaram do evento a secretária de saúde Giselma Andreazzi Giuliangelli e a equipe técnica da secretaria de saúde de Rondon.

A oficina foi conduzida pela chefe da Divisão de Atenção Primária da 13ª regional de saúde Renata Nagao, com o apoio da psicóloga Thaise Rosseli Moreira Dantas e a apoiadora do Cosems-Pr (conselho de secretarias municipais de saúde do Paraná) Marcia Ricardo.

O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os Municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: Capitação ponderada, Pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas, tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da atenção primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem a responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.

Durante a oficina foram analisados os indicadores de saúde do Município e as estratégias que podem ser utilizadas para otimizar os recursos para melhor atender a população.

Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura Municipal de Rondon

Compartilhe:
Banner Edplants, Acesse