Encontro planeja desenvolvimento do município pelos próximos dez anos

2ª Audiência Pública do Plano Diretor contou com a participação da comunidade e levantou dados, diretrizes e proposições

A revisão do Plano Diretor, que acontece desde março do ano passado, em Cianorte, segue a todo vapor. Após os inúmeros levantamentos de dados e debates propostos pela Prefeitura que, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, lidera a iniciativa, na última sexta-feira (27), ocorreu, no anfiteatro da ACIC, a 2ª Audiência Pública para readequação do documento. O encontro reuniu representantes públicos e da sociedade civil em busca de levantar dados, diretrizes e sugestões para o planejamento da próxima década em diferentes segmentos.

Em nome do prefeito Bongiorno, o vice Beto Nabhan, agradeceu a presença da população e enfatizou o apoio que presta à iniciativa. “Esse é um instrumento estratégico de gestão urbana que disciplina condutas, tanto para o cidadão quanto para o Poder Público, e diz respeito ao futuro da nossa cidade. Sendo assim, a participação popular é imprescindível”, comentou. Para ele, Cianorte está deixando de ser um município pequeno ou médio e, em breve, passará a ser grande. “Precisamos estar estruturalmente prontos para as mudanças”, pontuou.

A revisão do Plano Diretor a cada dez anos, além de fundamental para a atualização de leis, como a de Zoneamento de Uso e Ocupação do Solo, Código de Posturas, Parcelamento e Anexação, Código de Obras e o Sistema Viário, ainda é necessária para atender a determinação legal do Ministério das Cidades. “Por conta disso, temos feito, desde o início, inúmeras discussões e coletas de dados com representantes de órgãos públicos, entidades e a sociedade, priorizando um processo transparente e democrático“, informou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Nelson Magron Junior, acompanhado do coordenador da equipe técnica da Revisão do Plano Diretor, Algacir Bortolato.

Os responsáveis por encaminhar a 2ª Audiência Pública foram os professores José Antonio Bahls, José Luiz Faraco e Nestor Razente, que atuam no Programa de Assistência à Sociedade da Fundação da Universidade Estadual de Londrina (FAUEL) e representam a entidade na revisão do Plano Diretor de Cianorte. Após a apresentação dos dados e diretrizes levantados até o momento, ele também deu oportunidade para que os presentes contribuíssem com sugestões e sanassem suas dúvidas.

Daqui em diante, novas análises técnicas estão programadas, além de mais uma audiência pública e uma conferência. Posteriormente, o documento segue para a apreciação do Poder Legislativo. “Estamos acompanhando toda a discussão. Ao chegar para nós, avaliaremos nas comissões, sempre objetivando o desenvolvimento da cidade”, disse a vereadora Márcia Pereira, acompanhada do colega de Casa, Victor Hugo Davanço. Todo o processo de revisão conta com amparo da equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, da equipe externa e do Conselho de Planejamento e Gestão Territorial.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura do Município de Cianorte

Compartilhe: